sábado, 12 de agosto de 2017

A ILHA DO GOVERNADOR É UMA REGIÃO COM 14 BAIRROS E CERCA DE 300 MIL HABITANTES



  Para quem não sabe, a Ilha do Governador é uma região, e não apenas um bairro. Na verdade, no território insulano existem 14 bairros e diversas comunidades com grande densidade demográfica. 
  A região, entretanto, ainda é tratada pelas autoridades apenas como um bairro. Talvez, elas ainda não sabem que moram na Ilha cerca de 300 mil habitantes, população superior à maioria das cidades fluminenses, e que estão obrigadas a suportar alguns problemas graves, como por exemplo, a grave falta de planejamento na mobilidade urbana. 
  A importância da Ilha do Governador no cenário da cidade do Rio de Janeiro deveria ser considerada com mais atenção pelos governos. O abandono de alguns setores, como o precário transporte de passageiros pelas barcas e o perigoso serviço das vans que desrespeitam os sinais de trânsito e não aceitam cartão de idosos, são exemplos do pouco caso dos governos que não exigem dos seus concessionários serviços de qualidade. 
  Isso é inexplicável e um verdadeiro desrespeito aos moradores da Ilha, que são obrigados a enfrentar, quase que diariamente, congestionamentos para entrar e sair da região.
   Lembro também que na região estão instaladas dezenas de grandes empresas e no seu território funciona o segundo maior aeroporto do país, onde desembarcam centenas de milhares de turistas e autoridades mundiais. A Ilha do Governador é uma região e não um bairro!


joserichard.ilha@gmail.com

8 comentários:

Anna Grego disse...

Agora temos o FLAMENGO na Ilha e nenhuma condição de mobilidade e/ou segurança em dias de jogos, fora o fato que a bandidagem tomou conta da região. Até quando vamos ter que aturar isso? As três forças armadas estão na Ilha e nem assim temos segurança!

Unknown disse...

Lembro-me da Ilha ainda como um bairro modelo e seguro. Sonhos do passado...

Sandro Luiz disse...

Infelizmente so somos lembrados em época de: Carnaval (União da Ilha), Violências em gerias e aeroporto internacional (quando surgem interesse de algumas matérias para as diversas mídias.
Tem muita gente influente, que transferirem responsabilidade para outros...

Ilopes disse...

Nossa! Nunca é tarde para aprender, né Ilha Notícias ??? Já tem bastante tempo que eu posto mensagens sobre o constante erro do Ilha Notícias tratando a Ilha como bairro. Uma pesquisa mais apurada faz bem para todos, até para que fala que trabalha em benefício da Ilha.

Fátima disse...

Saudade da Ilha de antigamente ��

Anônimo disse...

Apesar de tudo isso, não troco a Ilha por outro bairro e a prova de quantos pensam como eu, é a giganteca população que aqui se estabeleceu.
Precisamos fazer um movimento para lutar por barcas diárias e em condiçoes, como Pça XV x Niteroi e Ilha de Paquetá. Amo nossa Ilha.

Anônimo disse...

Sem contar que somos obrigados a usar os onibus da paranapuan q sao uns lixos!

Anônimo disse...

Pois é! Santa ignorância!
Já era tempo de aprender que uma "Ilha"( seja que Ilha for), é um acidente geográfico. Logo, não é "região", muito
menos "Zona Norte". E o texto está, como já é de praxe, muito mal redigido, repleto de erros de concordância. Não há ninguém responsável pela revisão de textos por aí, não?