sábado, 28 de julho de 2007

Perigo para os aviões no Aeroporto Tom Jobim

Edição 1326 - 27.07.2007

A enorme quantidade de urubus que vive na área próxima à cabeceira da pista de pousos e decolagens do Aeroporto Internacional Tom Jobim, no Rio de Janeiro, preocupa moradores da Ilha do Governador e a Infraero. Pássaros da espécie quero-quero também ocupam a pista durante as aterrisagens. Além disso, o lixo que prolifera no bairro, pela falta de assistência da Comlurb, contribui para o aumento do número de urubus no local, tornando o risco de acidentes com aeronaves cada vez maior.



Charge de Maurício Rocha
(Sobre as bobagens que o Governo Lula diz sobre a Crise Aérea e o desrespeitoso tom alegre para o momento)

Opinião

Nesta semana foram oportunas e inteligentes pelo menos duas decisões do Governador Sérgio Cabral diante da crise aérea. A primeira foi o projeto de construção do transporte conhecido como Trem Bala, ligando o Rio a São Paulo. A expectativa é de que, só no primeiro ano de operação, 32,5 milhões de passageiros utilizem o trem para se deslocarem entre as duas cidades. Em cada viagem de uma hora e meia seriam transportados 855 passageiros, na impressionante velocidade de 300km/h.A segunda decisão do governador vai se refletir de modo significativo no desenvolvimento da Ilha do Governador. Por decreto, Sérgio Cabral reduziu nesta semana para 1% o ICMS cobrado para importação de aeronaves e de peças para manutenção, além de instrumentos de uso da aviação. Com isso, o parque aeronáutico em torno do Aeroporto Tom Jobim poderá transformar a Ilha do Governador no maior centro de manutenção de aeronaves do país, fazendo com que as companhias aéreas transfiram seus hangares de outros estados para o Rio de Janeiro, e assim usufruam os benefícios tanto da redução dos impostos como do amplo e moderno complexo aeroportuário. Para a população da Ilha fica a expectativa de que tudo dê certo no menor prazo, pois as possibilidades de milhares de novos empregos e o desenvolvimento econômico são um desdobramento natural dessas medidas do nosso governador.A percepção política de Cabral é que, com a crise aérea brasileira, o Aeroporto de Congonhas está agora em descrédito com relação à segurança, o que é péssimo para São Paulo. Por outro lado, a crise está revelando o potencial ocioso nas operações do Aeroporto Tom Jobim, que tem espaço ocioso e pode receber com mais segurança principalmente os vôos internacionais, na sua pista de 4km - mais que o dobro de Congonhas. Além disso, o Tom Jobim agora dispõe de mais argumentos para se transformar no maior pólo de cargas aéreas do Brasil.

Gente & Fatos
Noivas
O 2º Rio Noivas acontece neste domingo, dia 29, a partir das 10 horas, no ginásio de esportes da Portuguesa Carioca. A organização é do Grupo da Solidariedade, que vai destinar a receita para instituição de caridade.
Praia da Bica
Os donos de restaurantes que participam do Pólo Gastronômico do Jardim Guanabara estão em pé de guerra contra as festas juninas realizadas aos fins-de-semana na Praia da Bica. Segundo Antonio Cerqueira, do La Playa, os eventos, além dos transtornos aos moradores e barulheira, prejudicam os clientes dos restaurantes que ficam sem lugar onde estacionar. Só quem ganha é quem organiza a festa.
Ribeira
Ficaram uma graça os quiosques localizados na Praça da Ribeira, ao lado do antigo terminal das barcas. Funcionam à noite e lá tem churrasquinho – de carne, queijo coalho, kafta, lingüiça - pizzas, tortas variadas, crepes salgados e doces, além de outras saborosas comidinhas típicas. Para quem quer bater papo com os amigos o local é acolhedor e o atendimento é de primeira.
TAM
É impressionante a quantidade de mensagens na Internet com depoimentos de pessoas que viajaram pela TAM e constataram problemas técnicos nas aeronaves ou viveram momentos de tensão durante os vôos nas últimas semanas. Será que o marketing da companhia lotou as viagens e não sobrou tempo para a manutenção dos aviões?
Aeroporto
Mais uma vez foi transferido pela Infraero - sem previsão de data - o evento de comemoração à vitória do Cristo Redentor como uma das Novas 7 Maravilhas do Mundo, que seria realizado nesta sexta, dia 27, no Aeroporto Internacional Tom Jobim. É que não há clima para comemorações nos aeroportos.
Baratinhas
Cliente do Extra-Bon Marché, ao perceber que atrevidas baratinhas tentavam transitar entre os seus alimentos na esteira de um dos caixas do supermercado, denunciou a família de insetos à funcionária. Para sua surpresa foi informado que na verdade existe uma verdadeira comunidade de baratinhas vivendo junto aos equipamentos dos caixas.
Multas
As multas de trânsito aplicadas pela Prefeitura do Rio até o dia cinco de julho deste ano agora podem ser parceladas até em doze vezes. A lei 4.538 beneficia os veículos registrados no Rio de Janeiro cujo proprietário ainda não tenha entrado com recurso. A Lei ainda vai ser regulamentada, medida que será efetivada até o início de setembro.
15 anos
Ágatha Taufie comemora 15 anos no dia 4 de agosto, durante festa no Salão de Festas Nautilus, na Freguesia. A gata é irmã do André e filha de Maria da Graça e Luís Carlos Taufie, da Kazinha Presentes, loja especializada em materiais e enfeites para festas. Com certeza a Ágatha será muito feliz.