sexta-feira, 24 de fevereiro de 2023

POSSÍVEL RECUPERAÇÃO DO GALEÃO | EDIÇÃO 2134 | 24-02-2023


  Voltaram à pauta, nos três níveis de governo, as discussões sobre a gestão do Aeroporto do Galeão, questão importante para o desenvolvimento econômico da cidade do Rio de Janeiro e principalmente para a região da Ilha do Governador.  

  Com a manifestação da empresa Changi Airport, que é dona da concessão do aeroporto através da RIOgaleão, em continuar na gestão do Tom Jobim abrem-se perspectivas de que o aeroporto inicie um processo de recuperação econômica mais rapidamente. 

  O esvaziamento do Galeão se deveu a diversos fatores, como a pandemia e as gestões incomuns para licitação de concessões separadas do Galeão e Santos Dumont, cuja estratégia foi desvalorizar o Galeão e potencializar o Santos Dumont, colocando os dois aeroportos em conflito comercial. 

  Os prejuízos para o Galeão foram estratosféricos e atingiu a todos: concessionária, empresas instaladas no aeroporto como restaurantes e fast-foods, por exemplo, entre outras, além de milhares de insulanos que perderam seus empregos. O Galeão foi tão desconsiderado, chegando ao ponto da pista principal de pousos e decolagens ser utilizada, no ano passado, para uma corrida de stock-cars devido a inoperância dos aviões. Uma verdadeira humilhação. 

   Todavia, os novos tempos prometem. Uma nuvem de manifestações positivas passa pela renovação da concessão do aeroporto e o tratamento diferenciado para ambos aeroportos. A boa ideia é Galeão operar os voos internacionais, equilibrando com o Santos Dumont os regionais com bom senso e união de esforços para oferecer aos passageiros e companhias aéreas opções. 

  Precisamos resgatar o tempo perdido e o nosso Galeão precisa voltar ao seu movimento normal de mais de 30 milhões de passageiros por ano, contribuindo para o desenvolvimento da nossa cidade e o próprio estado.  

  A recuperação do Galeão é muito importante para a Ilha do Governador, porque além da recuperação de diversos negócios que direta ou indiretamente ao funcionamento do aeroporto. Que o bom senso prevaleça e as ações sejam rápidas.