sábado, 25 de outubro de 2008

Eduardo Paes

Edição 1391 - 24.10.2008 Novos Tempos
A partir da segunda-feira, dia 27, já viveremos tempos de transição na prefeitura do Rio. É bom para a Ilha do Governador que o candidato Eduardo Paes vença essas eleições. Ele realmente conhece melhor o bairro e poderá fazer um melhor governo, pois já exerceu diversos cargos executivos ao longo da sua carreira política de sucesso. Paes sabe como funciona a máquina pública e conhece a grande responsabilidade que é administrar uma cidade que tem cerca de 200 mil funcionários e mais de seis milhões de habitantes. Não é um aventureiro!
Problemas é que não faltam para o novo prefeito resolver. Eduardo Paes garantiu que vai construir o novo hospital e priorizar o tema saúde, que também entendo ser o tema mais complicado para ele, e urgente para toda população que não agüenta mais sofrer nos corredores do Paulino Werneck.
A política não pára, e logo após a posse do novo prefeito, em janeiro, começam as articulações para 2010, quando acontecem novas eleições para presidente da república, governador, deputados estaduais e federais, além de dois senadores. Dizem os especialistas, que em política não existe vácuo, os espaços são imediatamente ocupados, razão pela qual é importante planejar também o futuro da nossa região que está muito abandonada.
Já anunciei aqui nesta coluna, e repito, pretendo ser candidato a deputado estadual daqui a dois anos, para voltar a representar a Ilha do Governador na Assembléia Legislativa e ocupar um novo espaço político, desta vez com mais experiência e muitas propostas que vão ajudar no desenvolvimento da região. Conheço os antigos e novos problemas da Ilha. Há 33 anos fundei o jornal Ilha Notícias, portanto, por força da profissão conheço todos os cantos da região e, mais do que ninguém, quero ajudar a construir uma nova Ilha.
joserichard.ilha@gmail.com

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Tartaruga, Cágado ou Jabutí?

Sábado, dia 18, por volta do meio dia esse Jabutí passeva na calçada do lado par da Rua Hilarião da Rocha. Paulo Melo de 70 anos, morador da mesma rua, resolveu adotar o animal até que o Ibama apareça.
joserichard.ilha@gmail.com

domingo, 19 de outubro de 2008

Terminal de Pesca na Ilha do Governador

Edição 1390 - 17.10.2008

Terminal de Pesca na Ilha

Sou a favor da instalação na Ilha do Governador do Terminal de Pesca que o governo federal pretende construir ao lado da fábrica de óleos lubrificantes e aditivos da Shell e da oficina reparadora de veículos Peça Oil, na Ribeira. A maioria que não gosta da idéia, - acredito sejam poucos -, ainda desconhecem detalhes do projeto, cuja finalidade é fazer da nossa região um centro de beneficiamento e de distribuição de parte do produto pescado nos mares da costa da cidade. Mesmo sabendo pouco, acredito que a novidade vai trazer mais oportunidades de emprego e crescimento dos negócios já instalados, além da criação de novas empresas paralelas às atividades de pesca.

Segundo informações de fontes ligadas ao mercado da pesca o movimento de distribuição das mercadorias é feito pela madrugada, fato que não prejudicaria o fluxo de veículos. Quanto aos dejetos orgânicos, se eventualmente despejados nas águas da baía, o prejuízo à fauna e flora seriam nulos.

Todavia, com a eminente construção do Terminal, acho que deveríamos enfrentar o fato com estratégias que beneficiem à comunidade, exigindo do governo a duplicação da estrada Rio Jequiá, cuja saturação com o trânsito de caminhões durante o dia é um problema para quem reside nas Pitangueiras, Ribeira e Zumbi. Outra idéia é transformar em um píer aberto ao público, a velha estação das barcas da Ribeira. O terreno, também da União, que antes era estacionamento para os veículos dos passageiros das barcas, e que hoje serve de canteiro de obras da Carioca Engenharia, poderia se transformar numa praia, como, aliás, é de direito dos moradores da Ribeira.

Imaginem a beleza da praça Iaiá Garcia com vista livre para o mar.Portanto, sou a favor do Terminal Pesqueiro, e vejo nisso uma oportunidade para barganhas junto ao governo federal, com muitas melhorias para o bairro.

joserichard.ilha@gmail.com