sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

CUIDADO NAS PRAIAS DA ILHA | EDIÇÃO 2128 | 13-01-2023

  


  Há poucos dias, o Instituto Estadual do Ambiente (Inea) divulgou nota garantindo que as praias da Freguesia e da Bica estavam com águas próprias para o banho. De fato, as águas dessas duas praias, segundo frequentadores, pareciam mais limpas. Entretanto, o tempo chuvoso dos últimos dias acabou com a alegria dos veranistas que costumam aproveitar nossas praias durante o verão e também arruinou com a constatação anterior do Inea que agora, diante das circunstâncias anunciou recentemente que todas as praias da Ilha do Governador estão impróprias para o banho e com níveis de poluição muito além dos limites toleráveis. 

  É natural que isso aconteça durante e após as chuvas, além de outras ocasiões como vazamentos de esgotos químicos ou orgânicos, neste caso pela liberação através de extravasores quando as redes entopem ou as elevatórias não funcionam. Entretanto, quando chove tanto como neste início atípico de janeiro, os quatro rios da Baixada que desembocam na Baia de Guanabara, trazem em suas águas todo tipo de lixo flutuante e líquidos poluentes que se misturam às águas do mar. Muitas vezes esse lixo é depositado pelas correntezas marítimas em nossas praias e a Comlurb tem o trabalho redobrado para fazer a limpeza das areias. 

 Entretanto, o mais perigoso é o lixo tóxico, e muitas vezes invisível, que contamina as praias e pode provocar graves doenças para os seres humanos. Quando chove, muita gente sem noção costuma jogar nos rios e canais, móveis velhos, além de lixo orgânico e químico contribuindo gravemente para a poluição do meio ambiente. O resultado é uma bomba para a saúde da Baía de Guanabara, que normalmente está em estágio intolerável de poluição. 

 De modo que, é bom tomar muito cuidado nas nossas praias logo que o sol voltar a brilhar. A natureza costuma recuperar o ambiente mas é bom ficar ligado, sobretudo com as crianças que podem mais facilmente, durante as brincadeiras à beira da praia, engolir, sem querer, água poluída e perigosa à saúde. O Inea fez a seu parte, avisou! Cuide-se!