sexta-feira, 10 de fevereiro de 2023

NATUREZA X SERES HUMANOS | EDIÇÃO 2132 | 10-02-2023


  Cada vez mais constantes, as reações da natureza parecem ser ainda mais poderosas e com consequências cada vez intensas à vida humana. Na Turquia e Síria, nesta semana, um terremoto devastou cidades, afetando e destruindo milhares de prédios e provocando a morte de muitos milhares de habitantes. Diante da magnitude da destruição, ainda é impossível às autoridades contabilizar a tragédia com alguma precisão.  

  No nosso Estado as chuvas torrenciais já provocaram grandes alagamentos neste verão, mas graças a Deus, não se repetiram as tragédias de anos anteriores, quando algumas cidades serranas sofreram com perdas de vida e grandes prejuízos patrimoniais. 

  As tragédias provocadas pela natureza como terremotos, tsunamis ou a erupções vulcânicas, por exemplo, são normalmente imprevisíveis e provocadas, na maioria das vezes, pelo próprio esfriamento do planeta na sua existência cósmica de transformações e mudanças naturais. Pouco pode-se fazer. 

  Entretanto, muitos desastres na natureza poderiam ser evitados através da mudança de comportamento dos seres humanos com relação à poluição que provocam nos rios e mares. Mares que viraram latas de lixo e verdadeiras fossas para o despejo de líquidos, muitas vezes, altamente poluidores. Já existem verdadeiras ilhas de lixo flutuando nos oceanos e que vagam sem destino. Do lixo orgânico nem se fala da quantidade diante dos 8 bilhões de habitantes no mundo e a escassez de tratamento adequado, mas os líquidos químicos despejados pelas indústrias e sobretudo o lixo atômico que vaza das usinas nucleares são poderosas geradoras de reações naturais contra todos os seres vivos e com danos para a crosta do planeta, que também vai reagir de modo devastador com certeza. 

   Vai sobrar, é claro, principalmente para o ser humano, cuja existência vai estar ameaçada e que, em sua maioria, atualmente, não dá bola para colaborar em ações contra a poluição. Continua jogando papel na rua, lixo na baía, entre outras ações de falta de educação, e parece não estar nem aí pra nada. Muitos dos alagamentos dessa semana na Ilha do Governador foram causados pela intensidade da chuva é verdade, mas com certeza a vazão para o mar foi prejudicada pelo lixo das ruas que acabam entupindo as galerias pluviais.  

  Que os desastres distantes e os que acontecem por aqui, sirvam de alerta para todos nós. Precisamos mudar e ter hábitos de cidadãos responsáveis com o meio ambiente, ajudando a preservar a natureza para evitar as reações naturais do planeta. Bastam as tragédias geológicas que não podemos evitar.