sexta-feira, 20 de janeiro de 2023

CALOR NOS ÔNIBUS | EDIÇÃO 2129 | 20-01-2023



  É inaceitável que muitas empresas de ônibus tenham problemas para cumprir parte importante da legislação específica do transporte público, como é o caso da obrigatoriedade de os ônibus circularem na cidade com o ar-condicionado. São razões intoleráveis diante do sofrimento que submetem diariamente seus clientes, chamados de passageiros e, em outras palavras, a própria população do Rio de Janeiro. 

  Sobretudo agora, com o verão se mostrando pra valer e a temperatura fritando os miolos dos carecas, andar de ônibus sem ar-condicionado é submeter os insulanos a uma sauna indesejada com consequências imprevisíveis para o humor, higiene e mal estar nos ônibus quase sempre lotados. Isso sem falar que, com o calor absurdo, os insetos, habitantes naturais dos veículos sujos e mal conservados, saiam dos seus esconderijos e circulem entre os bancos levando terror entre as senhoras e asco a todos. 

 O prefeito Eduardo Paes, em nota pelo Twitter esta semana, lembrou às empresas de ônibus que os ônibus que circularem com o ar-condicionado desligado não receberão o subsídio reajustado a ser pago pela prefeitura. É o caso então da população denunciar a irregularidade às autoridades municipais para que a penalidade seja aplicada e, mais importante que isso, o ar-condicionado volte a funcionar em todos os veículos. 

 Os órgãos públicos também poderiam conspirar para que a exigência seja cumprida, colocando fiscais em pontos intermediários de percursos para constatar o funcionamento do ar-condicionado. Procedimento rápido de fazer, pois é só consultar os próprios passageiros. Logo não haveria ônibus circulando sem o ar-condicionado funcionando e todos passageiros viajariam de modo mais humano e confortável.

 E a previsão do tempo é mais calor!