sexta-feira, 2 de dezembro de 2022

LEMBRANÇAS ANTIGAS | EDIÇÃO 2122 | 02-12-2022


  Nesta semana, um amigo taxista que trabalha no ponto em frente à redação do jornal comentou, na conversa durante o trajeto que me levou ao shopping, sobre as muitas padarias que existiam na Ilha e deixaram saudades. Lembrei do pão quentinho com manteiga derretendo e do copo de café com leite. E relembramos outras pequenas características como muitas vezes ser atendido pelo próprio dono ou algum familiar. 

  O mundo vai mudando a cada dia e a gente as vezes não se dá conta ou valoriza, pequenas coisas e gestos que fazem a diferença. É claro que ainda existem boas e antigas padarias, mas além disso surgiram novas com mercadorias exclusivas e excelentes que você só encontra nelas. E assim fazem a diferença e marcam seu tempo. 

 Só temos saudades de coisas boas, por isso a lembrança das antigas. 

 Na verdade, as pessoas e as empresas mudam a todo momento e muitas vezes não nos damos conta disso e nem percebemos. Por essa razão temos que estar atentos as nossas próprias mudanças e também nos adaptarmos ao que está acontecendo com as novidades no mundo, principalmente quando vivemos numa cidade como o Rio de Janeiro, uma das regiões mais ativas do planeta e referência mundial por sua beleza. 

  Atualmente, viver significa também se reciclar rapidamente todos os dias. Veja a questão dos taxistas. Trabalharam em uma atividade tranquila durante muitos e muitos anos e recentemente precisaram se adaptar de uma hora para a outra para sobreviver, e enfrentar a concorrência do transporte de passageiros pelos aplicativos. Assim é em todos os setores da vida, tanto na nossa família, no emprego ou à frente de uma empresa. 

 Acho muito bom relembrar todos os bons momentos da vida, mas não podemos esquecer que o tempo passa rápido e de que temos que fazer de cada novo momento, mais um passo para fazer coisas incríveis. Temos que conservar as boas experiências, mas é preciso aguçar a curiosidade para perceber coisas novas e desconhecidas. Pode ser que você se surpreenda com as boas novidades que chegaram para ser parte da sua história.  

  Fique firme e seja otimista, principalmente com pessoas e coisas que você gosta e que continuam firmes tentando lhe agradar. 


joserichard.ilha@gmail.com