sexta-feira, 23 de novembro de 2007

Ilha Notícias promove reencontro de irmãos

Ilustração de Maurício Rocha
(Sobre os motoristas inconsequentes)
Edição 1343 - 23.11.2007

Ilha Notícias promove o reencontro de

irmãos depois de mais de 40 anos

O Jornal Ilha Notícias foi o responsável pelo reencontro de uma família dos Bancários depois de mais de quatro décadas. Rosalina Avelino de 48 anos e Paulo Silva de 53, são irmãos e se viram pela última vez quando tinham quatro e oito anos, respectivamente.

A emoção foi muita no dia quinze de novembro quando eles se viram novamente na casa de Rosalina, e garantem, vai mudar a vida não só deles, mas de toda a família, que agora está completa depois de tantos anos de angústia, saudade e separação.Emoção depois de 44 anos separados

Paulo Sérgio Silva tinha oito anos em 1963, quando saiu da Ilha para morar com o avô em Minas Gerais. Um dia resolveu dar um passeio sozinho e se perdeu de todos. Depois de muito andar, foi parar no orfanato Dom Delfim de Muriaé, em Minas Gerais. Após sair do abrigo, onde apanhava muito, foi adotado por um fazendeiro e seguiu sua vida, mas nunca perdeu a esperança de que um dia pudesse reencontrar seus familiares que ficaram para trás.

Eunice, filha de Paulo, acessou o site do Ilha Notícias e enviou um e-mail contando brevemente a história de seu pai, que em abril desse ano foi publicada na coluna Gente e Fatos, e foi aí que mudou tudo. Imediatamente o fato chegou ao conhecimento de Rosalina Avelino, irmã de Paulo que o tinha visto pela última vez aos quatro anos de idade. Através de uma vizinha que tinha um exemplar impresso do jornal, ela confirmou a notícia e a família entrou em contato com o jornal, que passou mais detalhes sobre a localização de Paulo.

A partir daí, todos os contatos entre as famílias foi feito pelo telefone.

- Na primeira vez que falei com meu irmão, minha nora Danielle precisou me segurar. A emoção foi tão grande e forte que eu quase caí - disse Rosalina.

E no feriado do dia 15 de novembro chegou a tão esperado dia, o momento de reunir a todos para conhecer o parente desaparecido por tantos anos. E nem a chuva foi capaz de diminuir a emoção e a felicidade desta família, moradora dos Bancários. Paulo foi recebido pelas irmãs Rosalina, Rosa Maria, Rosângela, Rosinéia e Rosemary. As duas últimas, ele não sabia que tinha, pois elas nasceram depois que ele sumiu. Além das irmãs, ele conheceu também 18 sobrinhos e alguns sobrinhos-neto.

- Impossível saber o número certo de parentes que ele conheceu, nem tentamos contar, disse Geise, uma de suas muitas sobrinhas.

Apesar de todos os anos que passaram, Paulo sempre manteve acesa as esperanças de um dia reencontrar a família:

- Há muito tempo minha filha tenta encontrar alguma pista sobre minha família, tentamos através de programas jornalísticos, mas não obtivemos resposta. Quando encontramos o Ilha Notícias, pensamos: se é um jornal da Ilha, todo mundo vai ler e felizmente deu certo, eu só tenho a agradecer ao jornal.

Sua irmã Rosalina completa: “As pessoas acham que santo de casa não faz milagre, mas faz. Agora não perdemos mais o contato.”

Paulo já tem planos: pretende voltar à Ilha, e dessa vez com seus filhos Ulisses, Eunice, Paloma e sua netinha Isabela, para que todos possam se reunir depois de mais de 40 anos, para enfim comemorar o primeiro natal com toda a família reunida.

Opinião

Nesses 31 anos de existência o Jornal Ilha Notícias sempre procurou contribuir para comunidade da Ilha seja com informações de utilidade pública, seja com noticiário sobre a rotina do bairro ou campanhas de benemerência. Esta talvez seja uma das razões do seu sucesso.
O conteúdo das matérias sempre dão voz aos moradores cujas denúncias buscam melhorar a qualidade de vida da população. É o caso de tantas obras públicas que já foram realizadas pelas autoridades, depois de tomarem conhecimento dos problemas através do Ilha Notícias.
É verdade que existem algumas raras ocasiões. Denúncias que nunca estimularam os governos a atenderem a população. Nossos leitores são testemunhas de um desses casos excepcionais, que é o grande terreno destinado à construção do novo hospital de emergência e que se encontra abandonado há mais de cinco anos pela prefeitura.
Entretanto para sorte da população a maioria das denúncias publicadas no jornal, são atendidas logo, isso naturalmente por traduzir a opinião pública com fidelidade, força e independência.
Nesta edição o Ilha Notícias serviu mais uma vez a população com o reencontro de dois irmãos, depois de mais de 40 anos. Foi através da notícia publicada há 7 meses, na coluna Gente & Fatos, que eles puderam novamente se unir e comemorar a reconstrução dos elos familiares perdidos há décadas.
Assim é o nosso jornal. O objetivo maior é servir de instrumento de comunicação integrando os moradores da região e proporcionando informações úteis aos leitores. A cobertura de todas atividades que acontecem neste verdadeiro mundo que é a nossa comunidade fazem o sucesso deste jornal cuja realização plena é publicar reportagens que venham ao encontro das necessidades e do interesse da população da Ilha do Governador.
Boca no Trombone

Cinema
Gostaria de saber até quando nós, pobres moradores da Ilha, vamos ter de volta nossas salas de cinema? É um absurdo que um bairro tão antigo e tradicional da cidade conte apenas com um drive in, que pelo que soube, vai fechar. Ou seja, cinema na Ilha é só para quem tem carro. Janaína Lopes, 16/11/07, por e-mail.
Trânsito
Quero ser solidário ao leitor Carlos Renato, e mostrar minha indignação e repúdio aos ignorantes que colocam seus carros em parte da pista da Praia da Bica, podendo ocasionar um acidente. As autoridades só podem estar de brincadeira. Eugênio, em 19/11/07, por e-mail.
Trânsito II
Parece que pelo menos na Estrada do Galeão e na do Cacuia a presença dos Guarda Municipais é constante. Mas quantidade não significa qualidade pelo que notei hoje a tarde. Enquanto uma kombi parava exatamente diante do sinal aberto para desembarcar passageiros, um grupo de cinco guardas municipais descansavam na sombra da marquise de uma loja. Lamentável! Manoel Ferreira, 19/11/07, por e-mail.
Trânsito III
A Prefeitura está de parabéns pelas novas lentes utilizadas nos semáforos, mais coloridas e brilhantes. Iniciativa que contribuirá para melhorar os reflexos dos motoristas, quando da mudança de sinal. Alfredo Muradas, 21/11/07, por e-mail.
Cocotá
Realmente, é estarrecedor ver o que está acontecendo no Aterro do Cocotá. O que no passado era um lugar de lazer para as famílias, hoje é um ponto de prostituição. Precisamos tomar uma atitude antes que essa situação piore. Onde estão as autoridades, porquê não tomam uma providência? Joana Barbosa, 20/11/07, por e-mail.
Crianças
Como é triste ver a situação dos meninos que usam os sinais de trânsito da Ilha como seus locais de trabalho. Até quando as autoridades vão fechar os olhos para essa situação? Lugar de criança e na sala de aula. Norma Gonçalves, 19/11/07, por e-mail.
Lâmpada
Duas lâmpadas estão queimadas na rua Copíuva, no Cacuia, uma em frente a uma clínica e outra em frente ao número 51. Já reclamei com a RioLuz e com a Ouvidoria, mas eles não resolvem nada, nem sequer me atendem. Therezinha Nascimento, 14/11/07, por telefone.
Buraco
Existe um buraco enorme na Estrada do Dendê, um pouco depois da esquina com a Eutíquio Soledade. Aliás, o que não falta na Ilha são ruas esburacadas! Leonam Carvalho, em 21/11/07, por telefone.
Lona
É lamentável o que está acontecendo com a Lona Cultural Renato Russo. Fui assistir um show e me deparei com a escuridão em torno do local. De acordo com os organizadores, a Rioluz deixou o espaço às escuras. É bom lembrar que o lugar é perigoso a noite. Aldenora Santos, em 21/11/07, por carta.
Alagamento
A rua Érico Coelho no Tauá há anos sofre com o alagamento em dias de chuva mais forte. A rua enche tanto que nem os ônibus conseguem passar, imaginem os carros dos moradores! Os veículos são obrigados a andar na contra-mão pela Avenida Paranapuã, colocando suas vidas e as de outros motoristas em risco. Viviane Farias, 16/11/07, por e-mail.
Obras
Queria protestar contra o caótico trânsito no bairro, e avisar que aquela alça que estão fazendo não vai adiantar nada para a melhoria do transito, porque se tem 16 mil insulanos que vão para Caxias, Nova Iguaçu e etc, devem ter 160 mil caxienses, iguaçuanos que vão para o centro da cidade, ou seja, o trânsito na Ilha continuará o mesmo inferno. Bianca Matoso, em 19/11/07, por e-mail.
Trânsito
O trânsito na Ilha está cada vez pior, graças as kombis que entra ano, sai ano, continuam fazendo todo o tipo de barbaridades no trânsito. Seus motoristas se acham os donos da rua, não respeitam os sinais, cruzamento, nada. Salve-se quem puder. Antônio Silva, 19/11/07, por e-mail.
Ônibus
Até quando as empresas de ônibus da Ilha vão continuar fazendo o que querem com os passageiros? Ônibus sujos, quebrados, motoristas mal-educados. Nós pagamos para utilizar os ônibus, não viajamos de graça, por isso, merecemos mais consideração dos empresários. Luiz Santanna, em 19/11/07, por e-mail.
Quebra-molas
Fico impressionada como a instituição responsável pela colocação dos quebra-molas na rua Haroldo Lobo (subprefeitura?). Colocam umas plaquinhas e não podem fazer o que chama mais atenção: pintá-los. Depois de trinta anos passando por ali todos os dias, os moradores são obrigados a tomar um susto quando passam pelo primeiro. Por que as instituições não fazem a coisa direito? Sempre deixam as coisas incompletas, feitas de qualquer jeito. Por que não evitar problemas e reclamações? Será que o custo para pintar umas faixas amarelinhas seria tão alto assim? Acho que as Instituições do governo não viveriam sem reclamações, pois do contrário, coisas pequenas que evitam transtornos seriam feitas. Solange, em 15/11/07, por e-mail.

Ladrão do Jardim Guanabara é preso

Ilustração de Maurício Rocha
(Sobre o imposto cobrado por movimentar contas nos bancos)

Edição 1343 - 16.11.2007

Preso em flagrante o ladrão
de carros do Jardim Guanabara

Polícia prende quadrilha que ia assaltar posto de gasolina na Estrada do GaleãoFoi preso na tarde do dia 14 de novembro João Felipe Cardoso, de 27 anos, morador do Jardim Guanabara, ele foi preso em flagrante por policiais da 37° DP, portando uma pistola calibre 45. Os policiais estavam investigando uma denúncia de roubo de cavalos no Parque Royal e abordaram João Felipe no momento em que o viram andando de moto dentro da comunidade. De acordo com o comissário Franklin, João Felipe também pode ter participado de “saidinhas de banco” no bairro:- Ele é muito parecido com o bandido que aparece em imagens que temos do circuito interno de um banco, mas ainda vamos verificar melhor esse assunto para termos certeza de que se trata da mesma pessoa.Ainda segundo o inspetor, o preso declarou que a arma que estava com ele, pertencia a um traficante da favela, a quem posteriormente ele pretendia devolver. Além da arma, o bandido tinha em seu poder a chave de um honda fit, que a polícia conseguiu recuperar. A dona do carro reconheceu João Felipe na delegacia.Posto de GasolinaOs policiais da 37ª DP junto com uma equipe da 64ª DP e da Delegacia de Roubos e Furtos prenderam no dia 12, uma quadrilha de assaltantes, no momento em que eles se preparavam para roubar o posto de gasolina Vila Flor localizado na Estrada do Galeão.Os policiais da 64° DP já estavam investigando a quadrilha e descobriram o plano do assalto ao posto com antecedência. Todos os integrantes do bando foram presos, nove no total: Jaime Souza, Elson Coutinho, Raimundo de Castro, José Luiz da Cunha, Sílvio da Fonseca, Luiz Carlos Novaes, Alberico de Pinho, Rafael Lima e Leandro de Moraes.Os bandidos Jaime Souza e Elson Coutinho foram reconhecidos por um sargento da polícia, a quem ambos haviam assaltado na Tijuca, no dia 9 deste mês. O policial ficou sem dinheiro e duas pistolas. Raimundo de Castro e José Luiz da Cunha são policiais militares. Raimundo é do 19° BPM e José Luiz da Cunha é reformado da PM. Rafael Lima, funcionário do posto, era quem repassava as informações para a quadrilha. Além de impedir o assalto ao posto, os policiais conseguiram recuperar três carros e uma moto que estavam em poder dos bandidos.



O bom rapaz Wanderley Cardoso lança
CD e DVD com os 40 anos de sucessos

O cantor Wanderley Cardoso acaba de lançar um CD e um DVD ao vivo, gravados no Canecão, em comemoração a sua carreira. Intitulado "40 Anos de Sucesso do Bom Rapaz", o trabalho ficou entre os cinco finalistas do Grammy Latino 2007. O CD e o DVD que foram produzidos pela sua esposa e empresária Day Cardoso, contém 14 faixas que fazem um passeio por sua trajetória de sucesso, incluindo seus maiores clássicos como as músicas "Fale Baixinho “,"Tarde Demais" e "O Bom Rapaz".Paulista do Belenzinho, Wanderley chegou no Rio de Janeiro em meados de 1965 e morava no bairro do Flamengo, na zona sul carioca. Por indicação de um amigo, o radialista Haroldo de Andrade, Wanderley conheceu a Ilha, onde mora há mais de 30 anos.- Ilha do Governador? Eu nunca tinha nem ouvido falar, só conhecia o aeroporto. Naquele tempo ainda era possível ver os peixinhos nadando na Praia da Bica, por mais incrível que isso possa parecer. Era como aquelas cidades do interior, mas em pleno Rio de Janeiro. Gosto muito da Ilha, foi amor à primeira vista. Apesar da violência que mudou muito as características do bairro, embora hoje em dia ela esteja em toda parte.Casado há cinco anos com Day Cardoso, Wanderley tem quatro filhos: Cynthia, de 38 anos, André de 26, Wictor, de 15 e Júnior de quatro. Além dos filhos – mora apenas com os caçulas - Wanderley também tem enorme carinho por seus cinco cachorros e um papagaio, aliás, papagaia.Wanderley é um dos maiores representantes da época da Jovem Guarda, que em sua opinião foi o maior e mais importante movimento musical de todos os tempos no Brasil:-Sem querer desmerecer os outros estilos, mas nessa época as pessoas só idolatravam músicos estrangeiros, como os Beatles, Elvis Presley. Com a Jovem Guarda e também a Bossa Nova, os ídolos passaram a ser os brasileiros. A importância desse estilo musical foi muito grande porquê influenciou o comportamento das pessoas, o modo de falar, de vestir. Foi durante os anos de Jovem Guarda, que Wanderley se tornou amigo de Roberto Carlos, a quem não vê há muitos anos.-Eu tenho mais contato com outros cantores da época, como a Martinha, o Jerry Adrianni, os Golden Boys. Fazemos alguns shows juntos. O Roberto se isolou um pouco, mas eu entendo que cada tem os seus problemas e devemos respeitar.O primeiro sucesso da longa carreira de Wanderley foi a música "Preste Atenção", no ano de 1965. Ele também foi apresentador de inúmeros programas, em sua maioria, musicais. Em 1969 apresentou na TV Tupi o programa “A Grande Parada”. A nova geração pode não saber, mas Wanderley já foi um trapalhão. Juntamente com Renato Aragão, Ted Boy Marino e Ivon Cury, participou do programa “Os Adoráveis Trapalhões”, que ficou no ar por quase três anos na TV Excelsior. Na década de 70, apresentou o Globo de Ouro ao lado de Vanusa, Jerry Adrianny e Antonio Marcos. Em 1975, foi contratado por Sílvio Santos e novamente ao lado de Antônio Marcos, apresentou o programa Os Galãs Cantam e Dançam, que também tinha a participação do cantor Paulo Sérgio.Há cinco anos, Wanderley se tornou evangélico. Essa mudança aconteceu depois que venceu uma depressão durante os anos 90, quando buscou refúgio em Deus.- Encontrei uma força muito grande na religião, mas o importante é ter Deus no coração. Hoje eu oro e agradeço por tudo.Atualmente, além dos shows em que canta seus conhecidos sucessos, Wanderley Cardoso também faz shows de música gospel, com as músicas dos CD´s “Agora Sou Feliz” e “Você Merece Ser Feliz”. Contato para shows: 2466-2244.




Gente & Fatos


Feijoada
A União da Ilha promove neste domingo, dia 13, a partir das 13h, no Iate Clube, a Feijoada Show com apresentação da Bateria da União da Ilha com Mestre Riquinho, Ito Melodia e passistas. Quinho do Salgueiro e Ciraninho da Portela estarão presentes.
Católicos
Comemorando 35 anos de tradição religiosa o Jardim Escola N.Sra. da Ajuda, localizado na Freguesia, ao lado da Igreja, anuncia que já abriu matrículas para 2008, nos cursos de Educação Infantil e Ensino Fundamental. 3396-6402.
Academias
Nos dias 25 de novembro e 2 de dezembro, no Jequiá Iate Clube, será realizado o I Torneio de Futebol Society Runners S/A da Ilha. O evento terá dois torneios diferentes: um entre professores e funcionários, e outro entre os alunos das academias. Estão inscritas a Body Place, Ilha Fitness, Ilha Point, Fitness Club, Performance, Body Shoping, Companhia do Corpo e Moving Body. Entrada para assistir é um quilo de alimento não perecível, que será doado para o hospital Loreto.
Varandas
A falta de limpeza da caixa de gordura do Restaurante Varandas, provocou mau cheiro e vazamento - durante 3 dias nessa semana - de água fétida pelas calçadas e na rua em frente à passarela da Portuguesa. Muitos pedestres que esperavam o sinal para atravessar a Estrada do Galeão ficaram cheirando mal com o “banho” que tomavam dos veículos que passavam sobre as poças.
Cacuia
Está cada vez pior o trânsito no Cacuia. A confusão atinge um ponto da Estrada do Galeão onde nunca aconteceram congestionamentos. Além dos buracos e da poeira o insulano não entende porque o reca-peamento asfáltico não é feito à noite. Já os comerciantes sentem calafrios com a demora das obras que ao entrar dezembro, darão grandes prejuízos neste natal.
Horizonte
O Colégio Horizonte foi destaque no 2º Prêmio Tia Berê de Redação. O aluno Mário Henrique Martins consagrou-se com o 1º lugar; em 2º ficou Mayara Regina de Lima e em 4º Caio Lopes. Orgulhoso com o desempenho dos alunos, o diretor José Matos Clemente avisa que as inscrições para o Bolsão 2008 já estão abertas na rua Uca, 614.
Cão Perdido
O morador Fernando de Melo encontrou um cãozinho da raça poodle na manhã do dia 27 de outubro, nas imediações da rua Visconde de São Lourenço. O cão é de tamanho médio, preto, tem as extremidades das patas levemente douradas. Seus donos, podem entrar em contato com o jornal Ilha Noticias: 3393-7871.
Dono da bola
O boa gente Gelson Desidério chefão da EGD Imóveis comanda sua equipe de funcionários todas às terças durante futebol de confraternização realizado no campo do clube Jequiá. Bom de bola, Gelson é o goleador da equipe.
Final de Ano
A União da Ilha está alugando para empresas a sua quadra para festas de final de ano. Informações: 3396-8169.
Chico Anísio
O Varandas Gourmet apresenta neste sábado, às 20h, o show “Eu Conto e vocês cantam”, com o humorista Chico Anysio. O show, que tem direção-geral de André Lucas foi feito para fazer a platéia rir e cantar. O repertório conta com sete músicas escolhidas pelo próprio Chico, todas elas sucessos conhecidos. A apresentação será um encontro do artista com o público e terá uma grande interação, que é feita a partir do momento em que a platéia começa a cantar junto com Chico. Além de cantar, o mestre do humor também conta piadas e as histórias que o consagraram. 2468-1212.
joserichard.ilha@gmail.com