sexta-feira, 13 de julho de 2012


PM educa contra as drogas

Dizer não às drogas foi a lição aprendida por 630 crianças que concluíram o Programa Educacional de resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar. A tarde da última terça-feira (10) foi de alegria festa de conclusão na formatura desses estudantes que cursam o 5º ano em escolas municipais da região como Anita Garibaldi, Maestro Francisco Braga, Gurgel do Amaral, Praia da Bandeira, Ciep Olga Benário Prestes e Ciep João Ramos. 

A cerimônia foi realizada na Igreja Apostólica Unidades em Cristo e contou com a presença dos alunos, pais, professores e toda a equipe do 17º BPM e de outros batalhões que realizaram o projeto na Ilha este ano. Além de cantar, dançar e receber premiações pela participação, as crianças fizeram um juramento e prometeram diante os policiais, familiares e amigos ficarem longe das drogas e levar a lição aprendida para as pessoas que as cercam.

Durou quase quatro meses de palestras dentro da sala de aula para conscientização sobre os perigos do uso das drogas e também evitar o bullying, trabalhar a autoestima e o cultivo das boas amizades.

– Foram 17 lições passadas com atividades dinâmicas como teatro e debates em sala de aula. Ao final, as crianças escreveram um texto para contar tudo que aprenderam e a melhor redação de cada turma foi premiada na formatura. O programa aproxima a comunidade da PM e nós mostramos que não estamos aqui só para repreender, mas também para prevenir. É nesta idade que as crianças precisam de informação para não usarem drogas – explica o Sargento Anchieta, que atuou como instrutor junto com o cabo Bemvindo e dos sargentos Barbalho e Santana.

joserichard.ilha@gmail.com