sexta-feira, 31 de março de 2023

FALTA EDUCAÇÃO NO TRÂNSITO | EDIÇÃO 2139 | 31-03-2023


  O trânsito na Ilha do Governador está diferente. Não era assim. Não apenas por culpa do atrevimento das vans que voam pelas vias e não respeitam nenhum sinal, colocando em risco outros veículos e pedestres.  

  Nem por causa das centenas de motos que circulam feito foguetes sem placas e passam na frente de viaturas da polícia e do batalhão da PM sem serem incomodadas. Tenho pena dos motoqueiros e de suas vítimas. Acidentes de motos costumam ser muito graves. 

  Mas o trânsito na Ilha está diferente também por outras razões. Não apenas pelo caos provocado pelos semáforos descontrolados que geram confusão no trânsito e irritam motoristas, e principalmente os passageiros dos coletivos que chegam cansados do trabalho. Está muito complicado. 

  Mas o que mais me surpreende é a facilidade e rapidez que muitos dos nossos motoristas insulanos encontraram para fazer o trânsito ficar diferente. E diferente para muito pior. É grande a quantidade de motoristas que aderiram a não respeitar os sinais, a dirigir de modo agressivo e mal, muito mal. 

   Além disso, todo mundo estaciona sobre as calçadas sem o mínimo de constrangimento. Mesmo que com os seus carrões impeçam os pedestres de caminhar. Aliás a alternativa de senhoras, crianças, idosos e deficientes é o meio da rua. Cobrar a falta de fiscalização é menor do que pedir aos infratores bom senso e respeito aos demais insulanos.

  Precisamos fazer urgente a nossa parte para ter a dignidade de cobrar forte das autoridades o funcionamento das obrigações dos órgãos de governo. A absoluta falta de cidadania de grande parte da população aumenta e gera uma multidão de novos incapazes de respeitar o próximo.

   Precisamos mudar para fazer a diferença melhor!