segunda-feira, 10 de novembro de 2008

Ilha vai ganhar cinco cinemas em 2009

Ilha vai ter cinco cinemas em 2009
Shopping começa a construir salas
para 1.100 espectadores no G3
A grande notícia que a população da Ilha do Governador esperava chegou antes do final do ano. O projeto para a implantação de cinco salas de cinema já está aprovado pela prefeitura, e agora a direção do Ilha Plaza Shopping analisa a proposta de um grande operador para começar as obras, ainda este ano. Segundo o superintendente do shopping, Luiz Vaz, as salas serão construídas no último andar do estacionamento, o G3. A capacidade de cada sala vai ser diferente, variando entre 200 e 300 espectadores, e o foyer de entrada no andar de baixo (L3), onde antes era a loja da Renner, terá cerca de 450 metros quadrados, com acesso aos cinemas por escadas rolantes.
O entusiasmo dos administradores do Ilha Plaza já contagiou os lojistas que acreditam numa fase de grande crescimento para o shopping. Afinal, a instalação dos cinemas vem ao encontro dos desejos da população insulana, cuja ausência de lazer e de cinemas é hoje uma das maiores reclamações.
- Os bons filmes vão atrair milhares de pessoas e isso, vai trazer mais rentabilidade aos negócios que funcionam no shopping – declarou entusiasmado José Richard, presidente da Associação Comercial da Ilha, que espera que novas lojas de marcas de prestigio se instalem no Ilha Plaza, evitando que os moradores tenham que sair da Ilha.
Salas amplas e modernas e filmes espetaculares vão transformar o shopping num grande pólo de lazer e negócios, atraindo gente inclusive dos bairros da Leopoldina que ficam bem próximos da Ilha. Depois que o Ilha Auto Cine e os dois cinemas do shopping fecharam, a população ficou sem muita diversão e entretetimento, por essa razão, quando a empresa BR Mals, que administra o shopping anunciou a construção dos novos cinemas muita gente ficou eufórica com a boa notícia.
Segundo a direção do Ilha Plaza foi necessário um novo projeto para que o complexo de salas de cinema fosse aprovado no G3. Era preciso que houvesse a autorização especial da Prefeitura, devido ao gabarito existente na legislação que prevê um determinado limite na altura dos prédios da Ilha. Tudo agora foi aprovado pela Infraero, Anac e Corpo de Bombeiros. Agora é mãos à obra!
Segundo a direção do Ilha Plaza, as cinco novas salas foram criadas no estilo stadium com dois cinemas grandes para estréias e outros três menores. Moderno e com excelente design, o hall contará, além da bilheteria, com lounge e bomboniere. Agora é só esperar o grande dia das estréias. Os insulanos vão voltar a curtir os grandes sucessos na telona, com muita pipoca.
- O projeto arquitetônico prevê uma estrutura em forma de caixa que será construído no terceiro piso de estacionamento - disse Luiz Vaz. – Os insulanos agora terão mais um motivo para não querer sair da Ilha, concluiu o superintendente.
joserichard.ilha@gmail.com

Ilha vai ter trem

e Edição 1393 - 07.11.2008

Ilha terá trem no Jardim Guanabara

Confesso que ainda não entendi direito essa proposta de trazer duas estações de trens na a Ilha do Governador. Aliás, também não vi o projeto, que segundo as autoridades ainda terá seu traçado original alterado para desviar de algumas importantes reservas ambientais que estariam no caminho. O que sei, é que seriam aplicados cerca de 700 milhões de reais para a realização desta importante obra, valor que representa a construção de dez hospitais, igual ao que se pretende construir um dia na Ilha do Governador. É muito dinheiro, mas pelo acordo com a Supervia, é a empresa que vai investir, dos cofres públicos não sai nada. E isso é ótimo.
Imagino que a grandeza do investimento realmente tenha a prioridade em virtude da realização da Copa do Mundo em 2014, como já anunciou o vice governador Pezão. Decididamente o governo do estado quer preparar a cidade para o grande evento, que vai projetar o Rio de Janeiro para o mundo. Portanto, é importante que tudo esteja funcionando bem. E com essa linha de trens, ligando a Ilha do Governador a Bonsucesso e naturalmente o Centro, os eventuais engarrafamentos da estrada do Galeão, deixarão de trazer prejuízos aos visitantes que virão assistir aos jogos, e principalmente para todos nós, moradores da Ilha, que vez por outra lamentamos horas perdidas no trânsito, às vezes por uma simples blitz.
Através das declarações das autoridades, uma das estações será construída junto ao viaduto que vai para o aeroporto, dali os passageiros seriam transportados ao Tom Jobim por ônibus especiais, integrados ao sistema. A última estação da linha do trem, o governo diz que será no início do Jardim Guanabara. Imagino que poderá ser nas imediações da estrada do Galeão, onde a logística para servir aos moradores de outros bairros, também através de ônibus integrados, pode funcionar e trazer alívio para os milhares de pessoas que enfrentam os congestionamentos diários na Linha Vermelha e avenida Brasil.
É uma boa notícia. E provavelmente, na próxima edição, o Ilha Notícias já publicará as imagens do projeto com os elevados por onde circularão os trens, e o traçado com a localização das quatro estações.