sexta-feira, 6 de julho de 2007

Os Políticos e os Escândalos

Edição 1323 - 06.07.2007

Charge de Maurício Rocha
(Sobre o craque Robinho que joga pelo time todo)
O jornalista Arnaldo Jabour é colunista de O Globo e comentarista da Rádio CBN dos mais polêmicos e um extraordinário brasileiro que tem a coragem de falar aquilo que a maioria da população gostaria de dizer. Suas posições contundentes, principalmente sobre a ética na política, são exercício diário de cidadania que merece - quase sempre - aplausos.Num dos dias desta semana, Jabour falou mais uma verdade que leva a repensar o valor do voto. Disse ele - o que a gente já sabia, mas não sabia que sabia - que muitas pessoas se candidatam só para gozar da imunidade parlamentar, garantida pela Constituição aos deputados e senadores. Segundo Jabour, é incrível como é grande a quantidade de pessoas com ficha carregada de processos e indícios de maracutaias que se candidatam pretendendo se eleger para evitar a cadeia. Quando eleitos, viram senhores com aparência respeitável e reverenciados pelos poderosos da nação.As notícias da imprensa, nesta semana, tiram a casca de uma ferida fedida, cuja íngua são as recentes denúncias no Senado Federal tendo como protagonistas alguns senhores, eleitos por milhões de votos, que estão tão comprometidos que não produziram ninguém - sem rabo preso e com coragem - para assumir a relatoria do Conselho de Ética, para recomendar a inocência ou condenação do presidente do Senado, Renan Calheiros.O outro escândalo foi protagonizado pelo senador Joaquim Roriz, que renunciou - isto é, confessou - para não ser cassado, ato que assume outras proporções na medida que - segundo relatou Jabour - revela um suplente que já assume respondendo a diversos processos na Justiça, e poderá se desdobrar em outro processo de cassação pelo tamanho da folha corrida do agora senador que, aliás, não teve nenhum voto.Para evitar outras pilantragens, é urgente que os pré-requisitos para quem quer ser candidato a político sejam mais rigorosos e o nosso voto possa valer mais.
Gente&Fatos
Varandas
É excelente o novo Restaurante Varandas que se instalou no prédio da antiga Padaria Rumo da Lua, pertinho do McDonald´s. Fica aberto até a uma da madrugada ou até sair o último cliente. No restaurante tem comida japonesa, a la carte, self-service e outros manjares. A lanchonete serve pães quentinhos, docinhos, salgados e bóia variedade de produtos do ramo.
Guarda Municipal
Na segunda-feira, 2, por volta das 14h30, dois bandidos a bordo de uma moto assaltaram uma senhora no ponto de ônibus do lado oposto ao do Casa Show. Um guarda municipal atento tentou intervir, mas ao ver que o assaltante estava armado, correu, tropeçou no chão e machucou o braço. Segundo os próprios agentes, é uma necessidade portar armas de fogo para poder agir em defesa dos cidadãos nessas ocasiões.
Perigo
O antigo ateliê de arte em forma de barco, fundeado na Praia da Bandeira desde 1987, naufragou em 2003. Atualmente, só um enorme esqueleto de ferro da antiga embarcação surge na maré baixa, onde pescadores podem se machucar gravemente ao esbarrar nas ferragens.
Longevidade
Continua bombando o Baile da Longevidade promovido aos sábados, a partir das 15h, no Tomzinho, localizado no 3º andar do Terminal I do Aeroporto Tom Jobim. O músico Paulo Renato comanda a animação dos coroas.
Edel
Toma posse como presidente do Lions Clube RJ - Carioca, a professora Marília Simões, diretora da conceituada Escola Dinâmica de Lazer - EDEL, localizada na Freguesia. A solenidade será dia 22, às 13h no Riviera Country Club.
Ribeira
Segundo o Dr. Trancredi, Nei Santos, amigo do peito do presidente da Lusa Carioca e herdeiro espiritual do radialista José Barros, anda a procura de local na Ribeira para instalar atendimento espiritual.
Porto de Gás
Importante empreiteira nacional vai instalar na Ilha um cais de apoio para a construção de um moderníssimo porto no meio das águas da Baia da Guanabara. Servirá para atracar os navios que transportam o gás bruto vindo da bacia de Campos.
IBBCA
Na segunda, 9, durante o “5º Café da Manhã com Empresários,” que se realizará no auditório da Universidade Estácio de Sá, a Associação Comercial estará lançando, sob a competente gestão do IBBCA, uma tabela com custos especiais para Planos de Saúde da UNIMED. Vale a pena conferir.
Gestão
A Estácio de Sá oferece dois novos cursos da Universidade Politécnica na área de gestão no campus da Ilha: Gestão de RH e Gestão Ambiental. Os cursos são voltados a nichos de mercado em plena expansão. Além de Gestão, a Estácio da Ilha abre inscrições para os cursos de Petróleo e Gás e Marketing (Gestão da Informação e Marketing Estratégico). Os cursos possuem duração máxima de dois anos e meio. www.estacio.br/poli-tecnico.
Empréstimos
O Ponto Frio, loja com mix variado de mercadorias indispensáveis para o conforto dos consumidores, está ampliando facilidades na área financeira. Para tanto já renovou a equipe de especialista para emprestar dinheiro - até 3 mil - para quem estiver precisando sem as tradicionais dificuldades dos bancos.

segunda-feira, 2 de julho de 2007

Violência tem repercussão Mundial

Charge de Maurício Rocha
(Sobre o Pan 2007 e a crise nos aeroportos)

Edição 1322 - 29.06.2007

Foi uma verdadeira operação de guerra o que aconteceu na Ilha na segunda-feira, 25, e, o milagre é que, no final, após centenas de tiros para todos os lados, estavam mortos três dos bandidos que metralharam a delegacia.Não importa o motivo que levou os criminosos a esta ação relâmpago contra postos policiais, mas a audácia deles demonstra que são capazes de tudo, e o resultado poderia ter um saldo de dezenas de mortos entre cidadãos que simplesmente passavam pelos locais da perseguição naqueles momentos.Felizmente, apenas poucas pessoas se feriram, mas o transtorno para a Ilha e os seus moradores foi muito grande. O noticiário dos atos criminosos daquela manhã correu o mundo, principalmente porque durante os tiroteios as operações do Aeroporto Tom Jobim foram suspensas por alguns minutos para liberar o espaço aéreo ao helicóptero da polícia que dava apoio e monitorava a perseguição ao bandidos.No dia seguinte, o enterro dos criminosos no cemitério do Cacuia foi motivo de mais estresse para moradores e comerciantes das imediações, que esperavam ordem do tráfico para baixar as portas, como acontece habitualmente. O mundo ainda sabia pouco da violência na Cidade Maravilhosa e, na última quarta-feira, foi a vez do confronto no Complexo do Alemão gerar o noticiário. Cerca de 1300 policiais enfrentaram traficantes, e mais 20 bandidos foram mortos. Imagino que logo os jornais de todo mundo estarão transferindo seus correspondentes de guerra do Iraque para o Rio, onde infelizmente a guerra contra o tráfico produz muito mais mortes do que lá.

Gente & Fatos

Ministro
É fantástica a história de sucesso do jornaleiro Carlos Lupi (foto ao lado), que se tornou Ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT. Pessoa simples e inteligente, Lupi aprendeu tudo com Leonel Brizola, que nos últimos anos o tinha como homem de confiança. Convidado por José Richard, presidente da Associação Comercial da Ilha, o ministro vem conversar com os empresários do bairro dia 9, às 8h30, na Estácio de Sá. Informações: 2462-1448.

Passaporte
A Universidade Estácio de Sá e a Associação Comercial lançam na próxima semana o Passaporte Universitário, projeto conjunto destinado aos funcionários e dirigentes das empresas associadas da ACEIG. Além de interessante bônus na mensalidade, o passaporte dará direito a participar de sorteio de bolsa integral, no dia 31 de agosto.

Escuridão
Nas imediações das ruas Cambaúba com Ituá - ali perto do Rei do Peixe e do Chuá - acontece o inusitado, para irritação de moradores e comerciantes. As lâmpadas dos postes de rua ficam acesas durante o dia, e apagadas à noite. Cadê a RioLuz?

Pitangueiras
Na Rua Afonso Cláudio, Pitangueiras, três postes estão sem luz há semanas. Se o local à noite já é muito deserto, agora está mais sujeito a ação dos bandidos devido à escuridão.

Templaço
No que antes era um terreno abandonado, a Igreja Sara Nossa Terra construiu um gigantesco, diferente e arejado templo de lona azul, que é visto até da ponte Rio-Niterói. Em breve acontece a inauguração de novas obras de infra-estrutura para conforto dos milhares de fiéis.

O Rei
Quando o assunto é bolinho de bacalhau, ninguém pode negar a competência do restaurante Rei do Bacalhau (Praia da Bica 263), que também é especialista no filé de peixe, risoto de camarão e bacalhau à Gomes Sá. A casa faz entregas em domicílio, e pedidos podem ser feitos pelo telefone 2466-2833.
Mordomias
Mário Martins, gerente do Posto Texaco da Estrada do Galeão, localizado quase em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros, anuncia diversas promoções para atrair os motoristas. Além de cafezinho e ducha grátis, o posto é nota dez em atendimento. Quanto ao combustível: é 100% puro.

Enredo
Neste sábado, 30, a partir das 13 horas, na quadra do Boi da Ilha, na Freguesia, os sambistas e simpatizantes da escola de samba estão convidados a participar do churrasco que marcará a entrega, aos compositores, da sinopse do enredo “Meio Ambiente”. E é claro que vai ter batucada.

Ribeira
Grill e pestiscos com música ao vivo são sensação no Ribeira Grill, que abre de terça a sexta-feira, a partir das 18 horas. No final de semana começa mais cedo, a partir do meio-dia. Endereço: Rua Paramopama 322.

Lipmila
A agência de automóveis Lipmila, cujo atendimento é excelente, festeja dois anos de existência em julho, promovendo ótimos preços para veículos novos de todas as marcas. Fica na Estrada do Galeão 2315, e o telefone é 3393-5100.