segunda-feira, 2 de julho de 2007

Violência tem repercussão Mundial

Charge de Maurício Rocha
(Sobre o Pan 2007 e a crise nos aeroportos)

Edição 1322 - 29.06.2007

Foi uma verdadeira operação de guerra o que aconteceu na Ilha na segunda-feira, 25, e, o milagre é que, no final, após centenas de tiros para todos os lados, estavam mortos três dos bandidos que metralharam a delegacia.Não importa o motivo que levou os criminosos a esta ação relâmpago contra postos policiais, mas a audácia deles demonstra que são capazes de tudo, e o resultado poderia ter um saldo de dezenas de mortos entre cidadãos que simplesmente passavam pelos locais da perseguição naqueles momentos.Felizmente, apenas poucas pessoas se feriram, mas o transtorno para a Ilha e os seus moradores foi muito grande. O noticiário dos atos criminosos daquela manhã correu o mundo, principalmente porque durante os tiroteios as operações do Aeroporto Tom Jobim foram suspensas por alguns minutos para liberar o espaço aéreo ao helicóptero da polícia que dava apoio e monitorava a perseguição ao bandidos.No dia seguinte, o enterro dos criminosos no cemitério do Cacuia foi motivo de mais estresse para moradores e comerciantes das imediações, que esperavam ordem do tráfico para baixar as portas, como acontece habitualmente. O mundo ainda sabia pouco da violência na Cidade Maravilhosa e, na última quarta-feira, foi a vez do confronto no Complexo do Alemão gerar o noticiário. Cerca de 1300 policiais enfrentaram traficantes, e mais 20 bandidos foram mortos. Imagino que logo os jornais de todo mundo estarão transferindo seus correspondentes de guerra do Iraque para o Rio, onde infelizmente a guerra contra o tráfico produz muito mais mortes do que lá.

Gente & Fatos

Ministro
É fantástica a história de sucesso do jornaleiro Carlos Lupi (foto ao lado), que se tornou Ministro do Trabalho e presidente nacional do PDT. Pessoa simples e inteligente, Lupi aprendeu tudo com Leonel Brizola, que nos últimos anos o tinha como homem de confiança. Convidado por José Richard, presidente da Associação Comercial da Ilha, o ministro vem conversar com os empresários do bairro dia 9, às 8h30, na Estácio de Sá. Informações: 2462-1448.

Passaporte
A Universidade Estácio de Sá e a Associação Comercial lançam na próxima semana o Passaporte Universitário, projeto conjunto destinado aos funcionários e dirigentes das empresas associadas da ACEIG. Além de interessante bônus na mensalidade, o passaporte dará direito a participar de sorteio de bolsa integral, no dia 31 de agosto.

Escuridão
Nas imediações das ruas Cambaúba com Ituá - ali perto do Rei do Peixe e do Chuá - acontece o inusitado, para irritação de moradores e comerciantes. As lâmpadas dos postes de rua ficam acesas durante o dia, e apagadas à noite. Cadê a RioLuz?

Pitangueiras
Na Rua Afonso Cláudio, Pitangueiras, três postes estão sem luz há semanas. Se o local à noite já é muito deserto, agora está mais sujeito a ação dos bandidos devido à escuridão.

Templaço
No que antes era um terreno abandonado, a Igreja Sara Nossa Terra construiu um gigantesco, diferente e arejado templo de lona azul, que é visto até da ponte Rio-Niterói. Em breve acontece a inauguração de novas obras de infra-estrutura para conforto dos milhares de fiéis.

O Rei
Quando o assunto é bolinho de bacalhau, ninguém pode negar a competência do restaurante Rei do Bacalhau (Praia da Bica 263), que também é especialista no filé de peixe, risoto de camarão e bacalhau à Gomes Sá. A casa faz entregas em domicílio, e pedidos podem ser feitos pelo telefone 2466-2833.
Mordomias
Mário Martins, gerente do Posto Texaco da Estrada do Galeão, localizado quase em frente ao quartel do Corpo de Bombeiros, anuncia diversas promoções para atrair os motoristas. Além de cafezinho e ducha grátis, o posto é nota dez em atendimento. Quanto ao combustível: é 100% puro.

Enredo
Neste sábado, 30, a partir das 13 horas, na quadra do Boi da Ilha, na Freguesia, os sambistas e simpatizantes da escola de samba estão convidados a participar do churrasco que marcará a entrega, aos compositores, da sinopse do enredo “Meio Ambiente”. E é claro que vai ter batucada.

Ribeira
Grill e pestiscos com música ao vivo são sensação no Ribeira Grill, que abre de terça a sexta-feira, a partir das 18 horas. No final de semana começa mais cedo, a partir do meio-dia. Endereço: Rua Paramopama 322.

Lipmila
A agência de automóveis Lipmila, cujo atendimento é excelente, festeja dois anos de existência em julho, promovendo ótimos preços para veículos novos de todas as marcas. Fica na Estrada do Galeão 2315, e o telefone é 3393-5100.

Nenhum comentário: