sexta-feira, 3 de agosto de 2018

SISTEMA DE TRANSPORTE PÚBLICO ESTÁ UM CAOS E PASSAGEIROS SÃO AS VÍTIMAS

Barcas velhas e inseguras ainda fazem o transporte de passageiros. 
Em maio de 2015, a embarcação Vital Brasil bateu no cais do Terminal 
do Cocotá e bombeiros foram acionados para retirar os passageiros. 

  Enquanto o sistema público de transporte de passageiros não for resgatado em sua importância e respeito com os passageiros, acredito que não poderá ser exigido da população senão muita indignação. São guerreiros os cidadãos, homens e mulheres que sofrem diariamente, e por anos, no aperto dos ônibus lotados onde a maioria viaja em pé como se fossem sacos de batatas, jogados pra todo lado nas paradas e curvas. É terrível suportar tudo sem ter a opção de outros meios de transporte público pontual, limpo e confortável.
  O trabalhador enfrenta uma verdadeira guerra na qual ele é o grande derrotado. Guerra que se repete todos dias como fosse um pesadelo, sem nenhuma perspectiva e esperança. São graves os maus tratos a que são submetidas as pessoas que esperam durante longo tempo por ônibus lotados nos pontos. Não há respeito. As barcas, ônibus e vans funcionam mal e só atendem aos interesses dos donos, cujo único objetivo é a receita.
  As barcas no trajeto Ilha x Centro e vice versa só fazem viagens com lucro. Todos os outros horários que podiam atender a população foram descartados e deixam os insulanos sem opção. Isso é um desrespeito inadmissível com o direito de ir e vir. É uma verdadeira covardia contra a população que precisa estudar, trabalhar e cumprir outras responsabilidades, mas que fica refém de um sistema onde há inércia no planejamento e falta respeito com a população.
  Assim também funcionam vans e ônibus numa dimensão maior e mais perigosa. Dezenas de ônibus velhos e sujos enguiçam diariamente, na Ilha, deixando passageiros na mão. Enquanto centenas de vans desrespeitam todas as regras de trânsito, não aceitam o cartão, nem idosos. Os motoristas desses veículos andam feito loucos pelas ruas na captura de passageiros e desrespeitam os sinais de trânsito, circulam de portas abertas, além de ocupar os pontos de ônibus até conseguir a lotação. Sofrem os passageiros com o barulho que produzem em busca da lotação completa e chegam a mudar itinerários para ganhar mais. É o que interessa: lucrar. O povo sofrido e sozinho em suas desesperanças, e já sem forças para reclamar é a grande vítima. É uma vergonha tudo isso!


joserichard.ilha@gmail.com