sexta-feira, 10 de março de 2023

VANS PROVOCAM O CAOS | EDIÇÃO 2136 | 10-03-2023


  É inacreditável o caos que se estabeleceu nas ruas da Ilha do Governador devido ao total desrespeito que vans e motos têm pelos códigos e leis do trânsito.  

  Nas ruas da Ilha, as vans costumam andar em alta velocidade e dificilmente respeitam algum sinal de trânsito. Qualquer lugar é ponto para apanhar ou desembarcar passageiros, causando retenções e prejudicando o fluxo normal nas vias. Em alguns locais, privilegiados pela quantidade de passageiros, as vans resolvem aguardar para completar a lotação, cuja ação é comum se arrastar por muitos minutos, Além de paralisar o trânsito, transtornam a vida dos seus próprios passageiros, provocando sensações de incertezas e medos, em viagens que acabam demorando mais que o previsto. 

  Como nas ruas não existe, há muito tempo, fiscalização para manter a ordem, os problemas nas nossas vias se multiplicam e a solução fica entregue às baratas. Nada acontece! A confusão, coisa que ninguém gosta, virou rotina pelos procedimentos irregulares que esse importantíssimo tipo de transporte causa à população. E viramos reféns! 

  Outro caso sério são as motos que circulam sem placas também em alta velocidade na contramão e, inacreditavelmente, sobre as calçadas da Ilha. É uma grave irregularidade que até pouco tempo não existia, mas que também prosperou pela absoluta falta de fiscalização. A polícia vê e apenas age através de blitz que demoram a se repetir. 

   Como esses problemas no trânsito se arrastam pelo tempo, imagino que não exista planejamento para resolvê-los, nem a solução está entre as prioridades das autoridades. Enquanto isso, a qualidade de vida dos habitantes de todos os bairros da Ilha do Governador despenca vertiginosamente sem a perspectiva de alguma ação para resgatar a normalidade nas ruas. Se alguém não se mexer, vai piorar muito!