É terrível a tragédia que assolou o Haiti a partir desta terça-feira. Além de ser um dos países mais pobres do mundo a população é desagregada e à mercê de saqueadores cuja origem está no próprio povo.
No dia seguinte à tragédia, quando a dor se multiplicou pela constatação dos milhares de mortos, a falta de água, comida e remédio, saqueadores já agiam nas casas que se mantém em pé e davam tiros mortais naqueles que por qualquer motivo resistiam a suas investidas.
Não sei de tamanho sofrimento e devastação nos últimos 50 anos em nenhuma outra parte do planeta. As imagens e relatos mostram que ninguém do povo tinha condições de ajudar ao outro, e que no Haiti não existe estrutura para ajudar os feridos, não apenas porque alguns hospitais desabaram, morreram médicos e enfermeiros, mas porque o sistema de saúde praticamente não existe.
De longe, sem poder ajudar, resta-nos a força da oração apelando à misericórdia de Deus por todos que sofrem e inevitavelmente vão sofrer nos próximos dias. Ao mesmo tempo é emocionante saber que todas as nações do mundo estão envolvidas para ajudar. A esperança é de que a exemplo de outros países devastados por guerras ou terremotos, o Haiti ressurja das cinzas e seja construído com num novo regime que possa dar paz e futuro para todo o seu sofrido povo.
www.blogjoserichard.blogspot.com