sexta-feira, 14 de abril de 2023

SEGURANÇA NAS ESCOLAS | EDIÇÃO 2141 | 14-04-2023


  A crueldade do massacre de crianças acontecido nesta semana numa creche em Blumenau é um crime cuja relevância machuca a todos nós, e fere profundamente os familiares com marcas que ficarão eternamente gravadas na alma.  

  Diante dos acontecimentos, é preciso que os estabelecimentos de ensino de modo geral e semelhantes ajam preventivamente. Tenho dúvidas quanto a eficiência de muros altos e que cercas eletrificadas, ou coisas parecidas, possam nos proteger desse tipo de ação criminosa. Esses psicopatas agem diferente. Planejam ações para agir em momentos inesperados com frieza e de modo covarde. 

  Precisamos proteger os filhos dificultando os acessos dos criminosos pelos portões de entrada, criando protocolos cada dia mais rígidos de acesso e realizando treinamento de alunos, professores e funcionários para evitar essas situações. Vivemos em mundo cada dia mais perigoso e instável. 

  Prevenir permanentemente me parece uma das soluções mais eficazes. Esses crimes em estabelecimentos de ensino estão se tornando mais comuns no Brasil, que parece copiar os Estados Unidos, pela dinâmica da exposição midiática de criminosos transtornados por bullying e problemas mentais graves. Por razões adversas, em alguns casos, eles buscam a notoriedade absurda a qual não devemos dar espaço. 

   A imprensa, TV e jornais finalmente entenderam que noticiar as ações e estratégias desses criminosos, pesquisar as raízes das suas condutas, seitas, vestimentas e uniformes fazem parte do plano deles para se tornarem famosos e copiados por outros malucos.  A busca dessa notoriedade parece ser um marketing a serviço do mal.

  Nos tranquilizam a manifestação do comandante do 17º BPM, Tenente Coronel Fábio Cardoso, que em entrevista dada com exclusividade para o Ilha Notícias, garantiu ações preventivas permanentes da Polícia Militar através do deslocamento de unidades para as imediações dos estabelecimentos de ensino. Essa decisão representa uma reação muito positiva das forças de segurança para tranquilizar nossas famílias.

   Mas nada é limite suficiente para garantir a segurança dos nossos filhos. É preciso exagerar em ações preventivas e de proteção.