sábado, 3 de maio de 2008

José Richard - Associação Atlética Portuguesa











Aniversário de JR na Associação Atlética Portuguesa - 26.04.2008
joserichard.ilha@gmail.com

Ronaldo Fenômeno

Ilustração de Maurício Rocha
(Sobre o envolvimento do Fenômeno com Travestis)
Edição 1366 - 02.05.2007

Edição 1365 - 25.04.2008

Vamos salvar as árvores!

Desde o final do ano passado o jornal Ilha Notícias vem publicando matérias sobre a dificuldade da prefeitura em executar em toda Ilha, a poda de árvores. Centenas de leitores enviaram mensagens indignadas, reclamando de problemas com a rede elétrica em frente as suas casas por causa dos galhos das árvores, que há anos não eram podadas, e outros reclamavam com razão, que a copa das árvores além do tamanho normal, tornavam as ruas e praças mal iluminadas.Nos temporais, os ventos fortes arrancaram dezenas de árvores que também pela falta de poda, foram facilmente derrubadas causando sérios prejuízos em diversas casas e destruindo muitos veículos.
A inércia da Fundação Parques e Jardins nos últimos seis meses fez com que a responsabilidade das podas fossem transferida para a Comlurb, e parece que o serviço começa a melhorar. Todavia, o descaso que reinou durante algum tempo criou uma nova atividade informal: o de podador de árvores. O serviço pode ser contratado em qualquer esquina por preços bem em conta. O trabalho que essas pessoas executam por trocados, é assustador. Sem nenhuma técnica acabam destruindo espécies de árvores que se revigorariam com uma poda bem feita e acabam se transformando em troncos que se conseguirem resistir vão demorara muitos anos para oferecer novamente uma boa sombra.
Foi o descompasso da prefeitura, cuja demora para encontrar uma solução, abriu espaço para verdadeiro “desmatamento” irracional que acontece em alguns lugares da Ilha.
Cabe a todos nós preservar nossas árvores, pois elas não são as culpadas, pelo contrário serão sempre nossas aliadas silenciosas, como é a própria natureza.
Vamos poupá-las.
joserichard.ilha@gmail.com