(Sobre o antigo cais de atracação dos Galeões Imperiais,
localizado na entrada da Ilha do Governador)
Edição 1368 - 16.05.2008
Finalmente uma atitude de coragem contra o crime da pichação cujos irresponsáveis são na maioria jovens que não tem nenhum respeito à propriedade alheia.
A novidade está sendo executada no edifício CEAN, localizado na Estrada do Galeão, 2.751. Na parte de cima, ao redor do edifício, foram colocados arame farpado eletrificado, para evitar as pichações, e em sua base e lateral há trabalho de grafiteiros.
Quem teve a idéia polêmica dessa revitalização foi a gestora do condomínio, a advogada Rose Padilha: ”Nós fizemos a reforma para trazer alegria ao lugar, que tem uma grande poluição visual, e dar uma boa impressão a quem passa pela rua. Optamos pela cerca elétrica no alto não só para dar segurança, como para tentar afastar os pichadores. Não sou muito favorável a essa medida, o melhor seria que todos respeitassem o patrimônio dos outros”.
Os grafiteiros contratados para fazer a lateral do prédio, que forma um beco com outro edifício e fundos para a Rua República Árabe da Síria, são os moradores do Tijolinhos, Allyson Gonçalo de 17 anos e Felipe Anselmo de 14, que trabalham com grafitagem há dois anos. E assinam os grafites como Mipe e Log respectivamente.
- Essa foi uma boa oportunidade para mostrar o nosso trabalho. A síndica contratou a gente para incentivar o grafitagem que é a melhor opção para quem quer mostrar sua arte nas ruas. Eu acho que a pichação é um desrespeito e um vandalismo - diz Allyson.Nas ruas as pessoas olham admiradas para o prédio, que chama atenção de longe.
- Ficou muito bonito o que eles fizeram com o edifício. O melhor foi a revitalização do beco que era feio e escuro e agora está bem diferente. Espero que isso dure e que os outros prédios façam o mesmo para deixar o lugar com cara de Zona Sul”, comenta Glória Macedo, moradora da Portuguesa.
Viva Mipe e Log!!!
joserichard.ilha@gmail.com