sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Mais de 60 mil veículos movimentam a Estrada do Galeão

   


   Sempre que olho a Estrada do Galeão, fico surpreso com a quantidade de veículos que transitam pela nossa principal via. A informação extra oficial é de que mais de 60 mil veículos passam diariamente nas pistas de entrada e saída da Ilha. São automóveis, vans, ônibus, caminhões e motos que transitam em quantidade igual a grandes cidades do nosso estado. 
   Se pela manhã a partir das 6h, o movimento de saída da Ilha é intenso, à tarde, depois das 16h - se prolongando até às 21h - o nervosismo de entrada e volta do trabalho parece ser muito maior. Talvez pela quantidade de gente de outras regiões da cidade que vem curtir a noite nos bares e restaurantes da Ilha. O curioso é que pela manhã também é muito grande o movimento na pista de entrada com veículos transportando trabalhadores que atuam em empresas da Ilha. 
   Esse intenso movimento de carros que entram e saem da região tem contribuído para os congestionamentos internos, fato novo nas vias principais. Se já era grande o número de veículos que ficam circulando dentro da Ilha, essa quantidade aumentou bastante nos últimos meses. Os taxistas foram os primeiros a perceber e já começam a reclamar das dificuldades para circular pela Ilha. 
   Novos estudos precisam ser feitos para melhorar o fluxo interno. Providências como proibir a fila dupla e parada fora dos pontos de vans e ônibus são urgentes para evitar congestionamentos. A saída de alunos dos colégios, como o Modelar Cambaúba, é um transtorno para os motoristas que contam com a fluidez no trânsito para cumprir os seus compromissos.
   A Ilha vive um momento que precisa de mudanças nas suas vias principais para melhorar o trânsito. Os problemas nas ruas chegaram a um limite que não se ajustam mais por acomodação. Alguem precisa fazer alguma coisa para orientar o trânsito e proibir as bandalhas. 

joserichard.ilha@gmail.com
www.twitter.com/joserichard