sexta-feira, 28 de maio de 2010

Samba e Futebol na Ilha, em aniversário

JR com os presidentes, Antônio Augusto, da Portuguesa ,e Ney Filardi, da União.  

Na próxima terça feira, dia 1º de junho, a Associação Atlética Portuguesa e o Grêmio Recreativo Escola de Samba União da Ilha vão render homenagens aos seus presidentes. É que, por coincidência, ambos fazem aniversário na mesma data. Eles são parecidos tanto no caráter quanto na bondade, e dirigem duas instituições que projetam a Ilha positivamente, além das fronteiras do estado.

Samba e futebol são as atividades mais populares do brasileiro e, talvez por isso, Antônio Augusto e Ney Filardi se pareçam tanto. O carisma, entusiasmo, dedicação e lealdade deles motivam centenas diretores e auxiliares que consagram o trabalho de ambos e o sucesso das suas entidades. Ambiciosos cogitam ser campeões no futebol e no samba. Quando eventualmente não atingem o objetivo, eles não fogem da luta e são reverenciados pela maioria, que os respeitam, admiram e se submetem à autoridade natural. Se há alguma coisa impossível para fazer por suas agremiações, eles é que vão fazer (com a ajuda de Deus). Destemperados, não aceitam traições, mas reconhecem o mérito dos amigos e companheiros sinceros, aos quais sempre estão prontos para ajudar.

Tenho acompanhado ambos. Vejo os desafios solitários que muitas vezes eles precisam enfrentar. Entristecem-se com a falsidade de parceiros, que convivem lado a lado, e que tem inveja das suas vitórias e torcem por insucessos nas suas gestões. Centralizadores, Antônio e Ney sabem ouvir e entender os contraditórios. Conhecem os inimigos. Mas, sagazes e pacientes, disfarçam e esperam a hora certa. Líderes vitoriosos não se abalam.

Nos próximos meses tem eleições nas duas agremiações e eles serão reeleitos. Feliz Aniversário para os dois!

joserichard.ilha@gmail.com