sexta-feira, 4 de janeiro de 2013

Na Ilha, esgoto na Praia da Bica



            Esse problema do despejo de esgoto nas águas da Praia da Bica é uma questão que se arrasta há décadas sem solução. Quem frequenta a Praia da Bica vê coisas além do esgoto, como cadeiras, sofás e corpos de animais, entre outras coisas, que chegam à praia trazidos pelas correntes marítimas. Nesta semana, o trecho de um dos rios que desaguam na Baía de Guanabara pegou fogo. O fato aconteceu devido ao calor e a grande camada de óleo despejado no rio por alguma indústria irresponsável. A cena de bombeiros jogando água no rio para apagar as chamas era inacreditável. Por isso, não dá para imaginar a quantidade terrível de veneno químico invisível que entra nas águas da baía todos os dias.
            Se a Baía de Guanabara não tivesse a ajuda da natureza, com o vai e vem das marés, acredito que em menos de uma semana, ela se transformaria numa grande fossa, como essas que algumas casas ainda possuem. Salve, portanto, o gigantesco movimento de água limpa do mar, que entra na maré alta, mesmo que consiga oxigenar cada vez menos essas águas imundas que banham nossas praias, e em consequência a pesca diminui, produzindo peixes menores e mais contaminados. E na maré baixa, grande parte das porcarias vai para o alto mar, poluindo cada vez mais o planeta.
            A beleza da Praia da Bica esconde em suas areias bactérias e fungos perigosos à saúde — como afirma a dermatologista entrevistada nesta edição pelo Ilha Notícias. As línguas negras, provavelmente resultado de ligações clandestinas de esgotos sem tratamento, na rede pluvial, jogam, além do cocô outras podridões orgânicas nas águas. Tudo isso faz parte do cenário que acolhe milhares de pessoas, durante o verão, e que por falta de placas de advertência sobre os perigos, brincam e banham-se na Praia da Bica.