sexta-feira, 24 de maio de 2013

A opinião das ruas é carregada de emoção
 
 
 Os repórteres Daniel Alves e Juliana Araujo ouviram dezenas de moradores na Portuguesa

          O funcionamento da redação do jornal nas calçadas da Ilha do Governador tem sido uma experiência extraordinária. Os repórteres, que já participaram da empreitada, relatam fatos curiosos que revelam a intimidade e a confiança que a população deposita no jornal. Muitas pessoas relatam aos jornalistas uma forte indignação pela impotência em resolver assuntos cujas responsabilidades são, principalmente, das autoridades públicas.
           Os fatos que marcam a tristeza das pessoas estão no sentimento de injustiça e falta de apoio dos órgãos públicos que cobram muito e oferecem pouco. O medo é fruto da insegurança dos que caminham pelas ruas e se sentem desprotegidos pela falta de policiamento.
          A perplexidade se mostra contra a irritante indisciplina do trânsito, cujo controle está nas mãos de alguns péssimos motoristas de vans e kombis que avançam sinais, andam de portas abertas e paralisam os pontos de ônibus. A péssima qualidade dos serviços de transportes de passageiros e desorganização tem levado trabalhadores a perder horas no trânsito cada vez mais confuso da cidade. Surpreendem ainda os relatos dos leitores sobre a sujeira nas ruas, carros abandonados, falta de água e luz.
          O fato é que, com a redação do jornal nas ruas, o Ilha Notícias pode ouvir gente que não participa das redes sociais e da internet. São pessoas que conhecem e tem opinião forte sobre os problemas que dificultam a vida dos moradores da região. Embora essa gente esteja decepcionada com a falta de atenção das autoridades, todas nutrem grandes esperanças por soluções e sonham com uma região cada vez mais bonita e desenvolvida. E tudo pode começar pela modificação de cada cidadão, mudando a postura e cultura para ser modelo na cidade, como por exemplo, não jogar nenhum pedaço de papel nas calçadas e lixo pela janela do carro.

www.twitter.com/joserichard