Ilha terá trem no Jardim Guanabara
Confesso que ainda não entendi direito essa proposta de trazer duas estações de trens na a Ilha do Governador. Aliás, também não vi o projeto, que segundo as autoridades ainda terá seu traçado original alterado para desviar de algumas importantes reservas ambientais que estariam no caminho. O que sei, é que seriam aplicados cerca de 700 milhões de reais para a realização desta importante obra, valor que representa a construção de dez hospitais, igual ao que se pretende construir um dia na Ilha do Governador. É muito dinheiro, mas pelo acordo com a Supervia, é a empresa que vai investir, dos cofres públicos não sai nada. E isso é ótimo.
Imagino que a grandeza do investimento realmente tenha a prioridade em virtude da realização da Copa do Mundo em 2014, como já anunciou o vice governador Pezão. Decididamente o governo do estado quer preparar a cidade para o grande evento, que vai projetar o Rio de Janeiro para o mundo. Portanto, é importante que tudo esteja funcionando bem. E com essa linha de trens, ligando a Ilha do Governador a Bonsucesso e naturalmente o Centro, os eventuais engarrafamentos da estrada do Galeão, deixarão de trazer prejuízos aos visitantes que virão assistir aos jogos, e principalmente para todos nós, moradores da Ilha, que vez por outra lamentamos horas perdidas no trânsito, às vezes por uma simples blitz.
Através das declarações das autoridades, uma das estações será construída junto ao viaduto que vai para o aeroporto, dali os passageiros seriam transportados ao Tom Jobim por ônibus especiais, integrados ao sistema. A última estação da linha do trem, o governo diz que será no início do Jardim Guanabara. Imagino que poderá ser nas imediações da estrada do Galeão, onde a logística para servir aos moradores de outros bairros, também através de ônibus integrados, pode funcionar e trazer alívio para os milhares de pessoas que enfrentam os congestionamentos diários na Linha Vermelha e avenida Brasil.
É uma boa notícia. E provavelmente, na próxima edição, o Ilha Notícias já publicará as imagens do projeto com os elevados por onde circularão os trens, e o traçado com a localização das quatro estações.
Nenhum comentário:
Postar um comentário