sexta-feira, 9 de novembro de 2007

Barcas irritam moradores da Ilha do Governador

Ilustração de Maurício Rocha
(Sobre o mosquito da Denge)
Edição 1341 - 09.11.2007

Horário das barcas do Cocotá causa
revolta e indignação nos moradores

Mais uma vez os moradores da Ilha sentem na pele os transtornos provocados pela ausência de meios de transporte de qualidade. Os usuários sofrem com os grandes intervalos entre uma viagem e outra, o que causa diversos atrasos na vida daqueles que escolhem as barcas para poder sair com maior rapidez do bairro, e se livrar dos congestionamentos que acontecem diariamente na Estrada do Galeão, complicando ainda mais a vida dos insulanos.Eram cerca de 13h do dia primeiro de novembro, 5ª feira, véspera de feriado, e o dentista José Américo de Andrade, de 70 anos, morador do Quebra-Coco, precisava se deslocar urgentemente da Ilha do Governador para a cidade de Niterói. A sua primeira idéia foi utilizar um ônibus da linha 328, para ir até o centro, mas desistiu quando percebeu que a Estrada do Galeão estava muito congestionada.

Como única alternativa deslocou-se até o Cocotá para utilizar o serviço das barcas que liga o Cocotá à Praça XV, mas tomou um susto quando foi informado que a próxima barca só partiria rumo a Praça XV às 16h20, ou seja, teria que aguardar quase 3 horas. Indignado o dentista decidiu enfrentar o engarrafamento na esperança de chegar mais rápido à cidade, mas só às 17h conseguiu chegar ao centro.
- É um absurdo esse horário das barcas. No máximo o intervalo devia ser de uma hora. Afinal a empresa que ganhou a concessão para explorar esse negócio devia ter mais respeito com a população e o serviço deveria ser uma opção permanente para quem se desloca para o centro a qualquer hora, disse irritado José Américo, que também é oficial da marinha.
Desde que foi inaugurado o Terminal do Cocotá, o serviço das barcas só decepcionou a população. Além de horários muito esparsos - nas horas de menor movimento - as barcas são velhas e lentas. Os velozes catamarãs só fazem poucas viagens e a solução para os engarrafamentos para quem quer sair da Ilha, se transformou numa frustração. Para o dentista José Américo também falta divulgação dos horários:
- Pouca gente conhece os horários, eles não divulgam. E, o pior, eles mudam esses horários sem avisar, e conforme a disponibilidade das embarcações. Nós temos que exigir barcas de hora em hora mesmo com poucos passageiros, afinal isso é uma concessão para servir ao povo e não à empresa Barcas S/A, que só quer lucros, finalizou.
Opinião

Enquanto o presidente Lula garante que não vai faltar energia até 2012, os motoristas de carros equipados com sistemas convertidos para o gás veicular, e principalmente os taxistas, já sentem no bolso o aumento do GNV e entram em pânico com a previsão de chegar aos 25% além da inflação.
É um desrespeito com a população esse vai e vem de estímulos para o consumo de combustíveis. Isso aconteceu antes com o álcool, cujo preço oscilou tantas vezes que surgiram os carros flex para garantir aos consumidores o abastecimento com o combustível mais barato. Essa loucura é fruto da insensatez e conveniência momentânea dos irresponsáveis que estão no governo. A crise do gás, por exemplo, anunciada repentinamente há poucos dias é fruto do oportunismo do presidente boliviano Evo Morales que expulsou, no ano passado, a Petrobrás do seu território, e Lula achou normal o vexame. A indenização oferecida pelos bolivianos foi irrisória e os brasileiros agora vão sofrer as conseqüências daquele ato de lesa a pátria consentido.
Enquanto Lula e sua família enchem os bolsos – o filho ficou rico ao receber recursos de uma concessionária pública de telefones - o trabalhador brasileiro tem cada vez menos dinheiro - sobretudo os aposentados - e, inocente, é feito de bobo ao acreditar nas mentiras do governo.
Agora como ficam os empresários que investiram nas caríssimas instalações de bombas de GNV dos postos de abastecimento? E as empresas que instalam e homologam o kit gás? E o pior,quantas famílias vão sofrer com o desemprego? Será que o alinhado presidente vai se importar?
Não se iluda!!!
Gente & Fatos
Hahnemann
Vitória de Azevedo comunica que em comemoração ao Dia Nacional da Homeopatia será realizada neste sábado, dia 10, às 15h, na Farmácia Samuel Hahnemann Homeopática, palestra cujo tema é “O equilíbrio Nutricional do Idoso” com a Dra. Roseana de Araújo Matos, médica Homeopata. A inscrição é grátis, mas as vagas são limitadas. Estrada da Cacuia, 1269.
Óperon
Com direção e produção de Marcos Caminha, o Teatro Óperon apresenta a peça “O Diário de um Louco”, todos os sábados, às 19 h, até o final de novembro. Estudantes e idosos pagam meia. Informações 3393-9454.
Feijoada
A Banda Polvo da Ilha estará realizando a deliciosa feijoada “Vem Vovó, Vem Vovô,” com apresentação do grupo Mais Velho tem Razão e seu samba de raiz, no dia 18 de novembro, as 12h, no Clube da Shell. Informações 9299-2977 ou 8695-3467.
Tribo
O GRBC Tribo Cacuia inicia neste domingo a série de ensaios para o Carnaval 2008. O tema escolhido pela comissão de carnaval é “Eles Trouxeram o Progresso ao Cacuia” e todos os sambas devem obrigatoriamente mencionar “Cacuia”. O prazo para inscrições termina no próximo dia 11 e o vencedor vai ganhar o troféu “Geralda da Ilha”. Os ensaios começam as 16h, sempre na rua Iaco, ao lado do Mundial. Mais informações com Gaguinho ou Luizinho da Kazinha Presentes.
Teatro
Todas as terças feiras, de 9h as 12h, o professor Ângelo Ferreira está no Grupo de Artes Graça Pereira e Mãos Amigas, com sua oficina de teatro e interpretação. Para participar é preciso levar um quilo de alimento não perecível para ser doado. Informações: Av. Paranapuãn, 2081.DJO
DJ
Luciano Luana é alto astral. Por onde se apresenta deixa todo mundo alegre. Contatos para festas: 3396.8499.
Ótica
Inaugurou na Estrada da Cacuia a Ótica Popular dirigida por Luis Claúdio Linhares, que volta à Ilha muito animado. De cara, faz promoção de lentes multifocais e divide em 5 vezes sem juros.
Azulejos
AntigosFabiano Nascimento e Carlos Gardel anunciam a chegada da loja “Cacuia 2007”, especializada em pisos, pastilhas e grande variedade de azulejos antigos. Fica na Estrada da Cacuia, 610.
Empadas Cyber
Fica no Ilha Golden Shopping, sob direção de Thelmo Pinheiro a gostosa Empada Carioca onde em parceria com o Cyber Island o cliente saboreia empada e acessa a Internet, ou vice versa.
Música ao vivo
No Complexo Sócio Esportivo da Vila Militar da Aeronáutica – avenida 7 - será realizado nesta sexta, dia 9, show com música ao vivo e bingo. Apresentação de Marcelo Romano, a partir das 17h.
Artes
A Infraero abriu na última terça-feira, dia 6, a exposição “Do Barroco Mineiro a Outras Formas Clássicas”, do artista plástico Carlos A. Miranda.A mostra fica em exposição até o dia 2 de dezembro, no Espaço Cultural do Terminal de Passageiros II, do Aeroporto, e lá o artista apresenta 17 obras, em óleo sobre tela, no estilos realista e impressionista, que poderão ser visitadas diariamente.
Carnaval
A Associação. Atlética Portuguesa sediará o 3º Boi com Feijão, do GRES Boi da Ilha do Governador, que será realizado no próximo domingo, dia 11, a partir das 13h. Serão apresentados os protótipos das fantasias do enredo “Gaia, a reação da Mãe Terra - Uma história que deve ser contada de outra maneira”, de autoria do carnavalesco Guilherme Alexandre. Antes da apresentação, os “boiadeiros” darão continuidade ao concurso de samba-exaltação. O ingresso custa R$ 5 e dá direito a um prato de feijoada.
joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: