sábado, 9 de fevereiro de 2008

Resultados do Carnaval

Edição 1354 - 08.02.2007



Ilustração de Maurício Rocha
(Sobre as dificuldades da GRES União da Ilha em voltar ao grupo Especial)

Moradores tomam conta da
Praça Poeta Carlos Drummond
Localizada em local nobre, a Praça Poeta Carlos Drummond de Andrade não tem urbanização, poda de árvores, varredura e iluminação. Mas a maioria dos moradores não reclamam do abandono da prefeitura, embora paguem um IPTU caríssimo. Eles cuidam da praça como verdadeiro quintal, cultivando canteiros de plantas e tomam conta dos três vira-latas - como "orelhinha" da foto - que já ganharam até casinha.
Praça Carlos Drummond divide opinião de moradores no Jardim Guanabara
Uma das muitas praças abandonadas da Ilha se chama Poeta Carlos Drummond de Andrade. Ela fica em uma parte nobre do Jardim Guanabara, entre as ruas Manuel Assunção, Sidney Muller, Ney Armando-Meciates e Eulyno Lira. É uma área grande e sem proveito para os moradores, onde o mato cresce invadindo as calçadas, a iluminação é precária e não existe área de lazer. Quando o assunto é a urbanização da praça os moradores dividem as suas opiniões, uns preferem a melhoria e outros não. Há 13 anos a paisagista Andréia Freitas que mora na Rua Antônio Nascimento, paralela a praça, diz que existe muita gente que quer a pracinha como está:
- Eu adoro morar aqui porque é perto do comércio e ao mesmo tempo um lugar tranqüilo, só estava faltando ajeitar a praça que está largada, tentei fazer um abaixo assinado para desenvolver um projeto legal nela com a ajuda da prefeitura, colocar uns brinquedos para as crianças, bancos, mas muita gente se opôs e foi difícil conseguir. Elas dizem que com a urbanização irá atrair muitos jovens que farão barulho.
Maria Filomena, funcionária pública, mora em frente à praça há 23 anos e está do lado dos que não tem interesse na urbanização. Ela e outros moradores cuidam de Orelhinha, Cicarelli e Lobinho que são os cachorros de rua que moram na casinha construída com capricho na pracinha.
- O que falta aqui não são bancos ou quadras poli-esportivas e sim uma boa iluminação, segurança dia e noite e limpeza semanal. Além do mais, muitos moradores plantam mudas na praça, damos comida para os passarinhos, nos organizamos para ser uma extensão do nosso quintal, agradável e sossegado. Não queremos gente de fora pois assim facilitaria os assaltos – disse Filomena.
Muitos discordam entre si, mas as reclamações são sempre as mesmas de quem paga o IPTU e não tem suas necessidades básicas atendidas, que são: limpeza, iluminação e segurança.
joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: