sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Serra x Dilma : impressões do primeiro debate do segundo turno


  O primeiro debate do segundo turno das eleições de 2010, entre os candidatos à presidência da república, promovido pela TV Bandeirantes, na noite do último dia 10, foi decepcionante. A cada resposta defensiva dos candidatos eu ficava imaginando a oportunidade que, por exemplo, o velho Brizola teria para imobilizar o adversário. Vi mais fraquezas do que virtudes nos dois. Temas importantes como Copa do Mundo e Olimpíadas, que podem ajudar a alavancar o país internacionalmente, ficaram de fora do debate. No lugar disso, tanto Dilma como Serra insistiram em trocar acusações cujo resultado, na cabeça do eleitor indeciso, é de que os dois têm razão e, com isso, acabam perdendo votos preciosos nesta eleição cujo resultado é imprevisível.
Só para falar da nossa paróquia, garanto que um debate que reunisse Cesar Maia, Garotinho e Sérgio Cabral teria muito mais contribuição para a cabeça do eleitor do que os de Dilma e Serra, pisando em ovos nas acusações e respostas. Se os dois não dispõem de provas de assuntos demolidores é melhor que tratassem de elevar o nível do debate falando de assuntos que verdadeiramente interessam aos brasileiros. Como não vi os debates do primeiro turno, agora entendo porque o candidato do Psol, Plínio de Arruda, fez algum sucesso na mídia, apesar de inexpressivo politicamente. Os dois protagonistas que estavam com ele, e passaram para o segundo turno, não emocionam o eleitor.
Durante o debate, quando Dilma foi um pouco mais contudente nas críticas e todos esperavam uma reação indignada de Serra, ele simplesmente reclamou que a candidata usava uma velha estratégia do PT de denunciar as privatizações do governo Fernando Henrique. Serra reclamou disso umas três vezes e perdeu tempo que poderia ser aproveitado para ser veemente e eletrizar os telespectadores. Mas para isso falta talento, coragem e sobretudo condições para dominar o próprio emocional na frente das câmeras. Confesso que estou decepcionado com o resultado do debate. Domingo tem mais na Rede Tv. Torço para que os dois se superem e eu fique na dúvida de quem é o melhor. Acho difícil, mas quem sabe?
 

joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: