quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Pressão da Associação Comercial faz reabrir estacionamento

Após os protestos sobre o fechamento do estacionamento ao lado do Mc Donald's,
o subprefeito anunciou que o local volta a ser aberto logo após o carnaval
          Uma das grandes dificuldades para expansão do comércio e das atividades de serviço na Ilha do Governador é a escassez de vagas para estacionar. Alguns bancos e raras casas comerciais oferecem algumas vagas aos seus clientes. Nos prédios comerciais o estacionamento é disputado entre os donos de lojas e salas. As pessoas precisam contar com a sorte para conseguir vaga perto do consultório médico ou do banco. Os estacionamentos particulares são raros e caros. A Ilha se desenvolveu sem o planejamento correto para a quantidade de veículos que hoje circulam pelas ruas e avenidas.  A Estrada do Galeão entre 6h e 10h tem um movimento fantástico de automóveis na pista de saída e o mesmo fluxo se repete a partir das 17h até às 21h, no sentido inverso. As três faixas, nos dois sentidos parecem insuficientes e qualquer bloqueio provoca, imediatamente, engarrafamentos quilométricos, principalmente pela falta de alternativas para entrar e sair da Ilha.
          As dificuldades para estacionar perto dos aglomerados comerciais, sobretudo nos bairros da Portuguesa, Cacuia, Cocotá e Tauá poderiam ser solucionadas com a criação de centenas de vagas em algumas calçadas, cuja largura permite estacionamento inclinado a 45 graus: tipo espinha de peixe. Cabe a prefeitura a iniciativa e o estudo que poderá aliviar o estresse dos motoristas que não encontram vagas e ao mesmo tempo ajudar o comércio a aumentar o movimento. Com mais vendas, mais impostos serão gerados compensando os eventuais investimentos públicos na criação de mais estacionamentos rotativos.
          Para viabilizar e dar velocidade na construção de novos espaços para estacionar, cada comerciante deveria enviar à Associação Comercial da Ilha, fotos ou croquis apontando esses locais próximos ao seu comércio. Um único processo concentrando todos os pleitos, talvez tenha mais chances de sensibilizar o prefeito e a viabilidade de execução. Quem topar mande as suas sugestões para: aceig@aceig.org.br
 

Nenhum comentário: