sexta-feira, 4 de abril de 2014

Moradores da Ilha só terão estação do BRT no Fundão



A ponte estaiada que fara a ligação direta do Fundão ao aeroporto do Galeão

            Durante a reunião realizada na subprefeitura para ouvir o secretário municipal de transportes foi unanime o protesto dos participantes com referência ao péssimo serviço de transporte marítimo sob responsabilidade da CCR Barcas. Embora o secretário tenha anunciado que novas barcas serão entregues nos próximos dois anos para a linha Cocotá x Praça XV, ninguém mais acredita que as coisas possam melhorar nas mãos incompetentes daqueles que atualmente administram o sistema hidroviário de passageiros.
            Ficou a sugestão para a prefeitura assumir a linha por ser transporte marítimo no próprio município, mas não houve nenhum compromisso. Está claro que, na Ilha, as autoridades vão continuar apostando no transporte de passageiros utilizando os ônibus. Em 2017 quando estiver pronto a Transbrasil que vai ligar o Fundão ao Centro através do BRT, a expectativa é que mais linhas internas sejam criadas para transportar os passageiros até a Estação do BRT do Fundão, cujo maior benefício será o preço, hoje previsto em R$ 3.
            Sempre tive a impressão de que seria construída uma estação do BRT na Estrada do Galeão naquele canteiro, perto do posto de GNV, onde estão fazendo diversos viadutos por cima da Estrada do Galeão. Imaginei que ônibus de todos os bairros da Ilha iriam transportar os passageiros só até aquele ponto. A estação no aeroporto, segundo o que entendi na mesma reunião, terá BRTs em períodos maiores de tempo e cujo trajeto deverá ser praticamente direto até a Barra da Tijuca, passando sem parar por muitas estações. 
            Como as obras no Fundão ainda estão no início e a Transbrasil não foi licitada é possível que aja tempo para reestudos que solucionem alguns problemas como cruzar o fluxo intenso da Linha Vermelha para o acesso à Estação do Fundão.

joserichard.ilha@gmail.com
www.twitter.com/joserichard

2 comentários:

Anônimo disse...

Não teremos a Estação dentro da Ilha porque nao interessa ao cartel de empresas de ônibus do bairro.
Queremos Linhas da ILHA X ZONA SUL! Queremos serviços de qualidade das CCR Barcas.

Anônimo disse...

Não era impressão, este é o projeto original, o que estão fazendo é cortar partes para reduzir o tempo de entrega. Mais uma vez a população ficará prejudicada pela falta de planejamento.