sexta-feira, 9 de maio de 2014

Paralisação foi contra o cidadão carioca

Os pontos de ônibus ficaram lotados e a população sofreu mais uma vez

              Essa paralisação dos rodoviários que provocou um caos na cidade, na quinta-feira (8), foi desastrosa para o Rio de Janeiro e para a população. Na verdade, todo mundo foi pego de surpresa com o tamanho da mobilização com piquetes e bloqueio de vias importantes em diversas regiões da cidade. Foi uma greve planejada para prejudicar a população e usar o transtorno causado ao povo como moeda de negociação para exigir aumento salarial. A questão salarial pode ser justa, porque os motoristas trabalham muitas vezes em condições sub-humanas, enfrentado uma rotina de congestionamentos, assaltos e fazendo dupla função quando são obrigados a dirigir e cobrar. Mas foi injusta porque nada disso justifica transformar a vida do carioca num inferno. 
              A maioria dos passageiros dos ônibus só ficou sabendo da paralisação quando chegou nos pontos e encontrou longas filas e uma multidão de pessoas nervosas e inquietas, todas reféns da atitude radical de um grupo que atropelou as decisões do próprio sindicato da categoria. Esse grupo contou com o apoio de uma grande estrutura e logística para impedir o funcionamento da cidade. Além disso, foram egoístas e sabiam que suas ações prejudicariam incalculável número de inocentes que dependiam de uma consulta médica marcada nesse dia, de estudantes que perderam aulas e pessoas que contavam com os ônibus para cumprir, em muitos casos, obrigações profissionais inadiáveis. Todos nós perdemos oportunidades que nunca mais teremos. Foi injusto! 
              A população não merece ficar refém de vândalos que apedrejaram centenas de ônibus, cujo prejuízo deverá sentido no desconforto da falta de frota nos dias seguintes.

joserichard.ilha@gmail.com

2 comentários:

Anônimo disse...


Quer dizer que motorista de ônibus tb não faz parte do povo ??
Quer dizer que tudo beleza o motorista trabalhar 12 (DOZE) HORAS POR DIA, exercer DUPLA-função, SER DESCONTADO QUANDO DÁ TROCO AO PASSAGEIRO ???

O povo é prejudicado sim mas não pela GREVE. O povo é prejudicado TODA VEZ que entra num ônibus sujo, quebrado, dirigido por profissionais estressados devido as condições de trabalho e ainda tem que ficar e pé, no calor e sendo espremido pelo batalhão de pessoas lá dentro.

A Greve é necessária e importante, trará benefícios não só para os rodoviários como tb para o povo em geral !

Unknown disse...

A greve é a ÚLTIMA medida usada pelos trabalhadores para garantir uma proposta digna e ou melhores condições de trabalho. Não tem como não prejudicar, mas o foco é o bolso dos patrões que lucraram em 2012 mais de 150 milhões de reais segundo o jornal o globo/ SPTrans e mesmo assim mantem os coletivos em péssimo estado de conservação e em números insuficientes para atender a população. Além disso, a aprovação de uma lei que poderá manter os motoristas dirigindo por até 12 horas dia e a dupla função são mais do que motivos justos para tal paralisação pois afeta diretamente a segurança da população e a saúde do trabalhador(a). Fico triste com a sua atual postura chamando um movimento legítimo de trabalhadores de vergonha pois em 2004, a edição do seu jornal de bairro fez a cobertura da greve dos bancários que nessa época eu estava responsável em ajudar a organizar as paralisações na Ilha do Governador. Tenho certeza que se tivéssemos um Governo tanto federal como estadual e municipal juntamente com uma bancada de vereadores, deputados e senadores imbuídos de fato com o bem estar da população e com a pauta dos trabalhadores, esses absurdos não estariam acontecendo e consequentemente não teríamos essa enxurrada de greves. Infelizmente vemos uma rede de transporte públicos sem a mínima fiscalização e Governantes gastando absurdos de dinheiro com suas obras faraônicas em contrapartida uma saúde "doente", uma educação precária e uma rede de transporte pública que na verdade acaba por saquear o bolso dos trabalhadores, aposentados e desempregados do país aumentando ainda mais o número de acidentes pela péssima qualidade de suas frotas. Na esperança de que o companheiro (que sempre pautou a sua vida na denúncia das mazelas que acontecem na Sociedade) reveja a sua posição finalizo com as minhas sinceras Saudações Lutadoras. Renato Luís da Cunha Pereira.