quinta-feira, 12 de março de 2015

A orla pode ser considerada uma moldura da Ilha do Governador

Entre as Pitangueiras e a Praia da Bandeira uma bela residência avança sobre a orla

              A orla faz a Ilha do Governador diferente das outras regiões da cidade e qualquer investimento público no urbanismo dos bairros localizados junto às praias, pode gerar importante fluxo de desenvolvimento. A orla bem cuidada com atrações gastronômicas e atividades turísticas, como passeios de barcos pela Baía de Guanabara pode proporcionar a criação de novos negócios e a geração de muitos empregos, tirando o setor da estagnação.
              Com a despoluição das areias da Praia da Bica, que por mais de vinte anos sofreu com três grandes línguas negras, surgiram diversas atividade de lazer e esportivas que atualmente atraem centenas de novos frequentadores, e se tornou um point da juventude. E, neste final de semana a prefeitura inaugura as obras da orla da Freguesia, com novos quiosques, iluminação e obras de infraestrutura. 
            Essas novidades na Freguesia devem trazer de volta a antiga vocação bucólica e de lazer do bairro, que agora terá estímulo natural para o retorno de bons restaurantes como Don Franguito, Tabuão e A Tasca da Ilha que atraíam clientes de toda cidade.
             Na Praia da Engenhoca ainda é preciso resolver a questão do refluxo das águas pluviais que recebem esgoto de ligações clandestinas para manter-se como alternativa de lazer importante. Um olhar sobre o trecho entre o Cocotá e o Zumbi revela que esse pedaço de orla também precisa receber um tratamento urbanístico, talvez com foco para o turismo e alguma estrutura para os barcos à vela e pequenas lanchas. 
            A orla é uma verdadeira moldura para a Ilha. Nenhuma outra região da cidade tem esse potencial. Talvez o entusiasmo com o resgate da orla da Freguesia estimule nossas autoridades a entender a importância da orla e beneficiar toda a sua extensão.

joserichard.ilha@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

O mesmo não posso dizer da Praia da Freguesia na altura da R. Magno Martins, onde derrubaram uma árvore, tiraram os bancos e diminuíram o espaço que havia para fazer estacionamento pra carros. A calçada ficou expremida, não sobrou espço pras crianças.

Alexandre Biancatto disse...

Infelizmente temos a orla tomada por empresas de grande porte. Uma delas ocupando ilegalmente a antiga área da Transnave. Já foi flagrada jogando sacos de lixo no mar e executou uma dragagem sem autorização do órgão ambiental. Somado a isso, temos uma área pública que poderia se tornar um excelente polo náutico, cultural e gastronômico mas o Ministério da Pesca pretende implantar mais um elefante branco... Fizemos o encaminhamento de um projeto de uso mais adequado para esta área (no cabaceiro, onde seria implantado o terminal pesqueiro) mas não obtivemos sinalização positiva quanto a adequação desse empreendimento para o uso que mais trouxesse benefício diretos á comunidade. Pessoalmente, realizei um projeto para o ensino do iatismo na Engenhoca durante quase dois anos. Ministramos aulas do esporte para alunos da rede pública, Escoteiros do mar, internos do DEGASE... mesmo assim não obtivemos apoio de nenhuma instância municipal. Nem com o voluntariado, com o uso de recursos pessoais e disponibilidade para a prestação de um serviço comunitário houve a sensibilização do município, posso imaginar que essas medidas sugeridas provavelmente não partirão da administração pública.