sábado, 27 de agosto de 2016

REVITALIZAÇÕES URBANÍSTICAS MOSTRAM CAMINHO PARA INTERVENÇÃO NO CAÓTICO SISTEMA DE TRANSPORTE DA ILHA

Há alguns meses, passageiros das barcas foram obrigados
 a desembarcar entre as pedras da orla do Cocotá.
 Concessionária não tem interesse em melhorar o serviço
 e a segurança é apenas um dos problemas

 A revitalização da orla da Freguesia, cuja matéria é destaque nesta edição, provocou o resgate da autoestima dos moradores do bairro e já sinaliza na recuperação do polo gastronômico, que por muitos anos contou com diversos ótimos restaurantes e casas de shows, como Don Franguito e Tabuão, principais palcos do início da carreira do cantor Elymar Santos.
 Outras regiões da Ilha já foram revitalizadas recentemente, como a Praia da Bica e, há quase duas décadas, a área comercial da Portuguesa, com o Projeto Rio Cidade que modernizou o aspecto urbano da região, com a colocação das passarelas e os amplos calçadões que privilegiam os pedestres.
  Mais regiões da Ilha precisam de intervenções urbanas e um melhor planejamento do transporte público. Entretanto essa questão de mobilidade urbana ineficiente, já passou dos limites.
  É necessária, não apenas a revitalização do sistema de transporte na Ilha, mas uma intervenção, séria, intensa e corajosa, para tentar, também, resgatar a autoestima dos passageiros de ônibus, vans e principalmente das barcas.
 Trata-se de irresponsabilidade deixar as coisas como estão, simplesmente largadas nos ombros e sacrifício da população que é obrigada a viajar em ônibus sucateados, cujos trajetos estão ultrapassados e contam com poucos veículos. 
 Sobre as vans todos conhecem a desordem que provocam no trânsito, onde imperam, transgredindo todas as leis de trânsito com a conivência dos órgão públicos, no mínimo por absoluta omissão. 
 Já o serviço operado pelas barcas é o mais vergonhoso e ineficiente de todos. As autoridades públicas do Estado não tem nenhum controle sobre a concessionária que abusa em prejudicar os passageiros e só coloca embarcações nos horários e dias que podem gerar lucros. 


joserichard.ilha@gmail.com

2 comentários:

Unknown disse...

Bom, como já disse, a ilha é o bairro perfeito para ter o vlt! Com linhas saindo da BANANAL e da ribeira. As linhas do BANANAL seriam uma pela av PARANAPUÃ, estrada do dendê, av maestrocpaulo e Silva, est do galeão, até a um terminal já projetado e nunca construído debaixo do viaduto de acesso ao airj. Outra do bananal seguiria pela orla até a ribeira. As da ribeira, uma segiiria pela estrada rio Jequiá , est do galeão até ao terminal. Outra seguiria pelo jardim Guanabara est do galeão e terminal. Assim, integrado com os ônibus que viriam dos interiores dos bairros, com as Kombis ou vans, que viriam dos morros da ilha, cobriria-se todos os locais da ilha com o vlt, claro que com o preço de passagem integrado também! Teríamos também uma estação de barcas em frente ao mesmo terminal do galeão, fazendo viagens mais rápidas e integrando vlt, ônibus brt, barcas. Quem chegasse de viagem no airj teria a opção de pegar uma barca para o centro ou zona sul! Fácil não? Portanto, se quiserem, fazem! Dinheiro tem, so é mal administrado! Tirando os 3℅ que cada um quer levar e pensando na população, é totalmente possível!!!

Unknown disse...

Bom, como já disse, a ilha é o bairro perfeito para ter o vlt! Com linhas saindo da BANANAL e da ribeira. As linhas do BANANAL seriam uma pela av PARANAPUÃ, estrada do dendê, av maestrocpaulo e Silva, est do galeão, até a um terminal já projetado e nunca construído debaixo do viaduto de acesso ao airj. Outra do bananal seguiria pela orla até a ribeira. As da ribeira, uma segiiria pela estrada rio Jequiá , est do galeão até ao terminal. Outra seguiria pelo jardim Guanabara est do galeão e terminal. Assim, integrado com os ônibus que viriam dos interiores dos bairros, com as Kombis ou vans, que viriam dos morros da ilha, cobriria-se todos os locais da ilha com o vlt, claro que com o preço de passagem integrado também! Teríamos também uma estação de barcas em frente ao mesmo terminal do galeão, fazendo viagens mais rápidas e integrando vlt, ônibus brt, barcas. Quem chegasse de viagem no airj teria a opção de pegar uma barca para o centro ou zona sul! Fácil não? Portanto, se quiserem, fazem! Dinheiro tem, so é mal administrado! Tirando os 3℅ que cada um quer levar e pensando na população, é totalmente possível!!!