Durante uma rara operação de fiscalização de vans no Cacuia,
onde elas ocupam todo o espaço do ponto, uma mulher é
obrigada a fazer sinal para ônibus no meio da rua
Um dos assuntos mais recorrentes nesta coluna é o problema das vans que transportam passageiros na Ilha do Governador. Não sei como funcionam em outras regiões da cidade, mas na Ilha esse serviço é péssimo. Além de não obedecerem nenhuma sinalização de trânsito, essas vans embarcam passageiros em qualquer lugar, mudam trajetos para não perder passageiros, além de causarem uma tremenda confusão ocupando a totalidade dos espaços nos pontos de ônibus. É uma vergonha!
A circulação de vans e kombis, principalmente as irregulares e em péssimo estado de conservação, ameaça a segurança dos passageiros e cria situações ameaçadoras no trânsito, como na quinta-feira (16), quando uma dessas vans piratas desrespeitou uma blitz e foi perseguida pela polícia, por cerca de três quilômetros, da entrada da Ilha até a Rua Antônio Nascimento, no Jardim Guanabara, onde parou depois de provocar um acidente.
A tentativa de organizar o sistema de vans fracassou porque quase inexiste fiscalização. O esforço da Guarda Municipal, que na Ilha nunca contou com um contingente com mais de 15 agentes, é insuficientes para controlar mais de 500 vans que circulam a toda velocidade pela região. E uma fiscalização séria, deveria verificar apenas as condições dos veículos ou da habilitação dos motoristas, mas incluiria o funcionamento do cartão Riocard, equipamento que vergonhosamente não é aceito em muitas vans.
Estamos reféns das vans e de todo tipo de desordem urbana que os motoristas desses veículos provocam. Sem fiscalização permanente e a aplicação de medidas duras para controlar a circulação o perigo nas ruas vai piorar e a população continuará sendo a única vítima das vans.
Desprotegido, resta ao cidadão pedir a ajuda a Deus.
joserichard.ilha@gmail.com
10 comentários:
Vergonhoso, estressante. O transporte tem que ser um serviço profissional, e não essa bagunça que acontece na Ilha. Total desrespeito ao cidadão insulano. Podíamos começar uma campanha: Não ando de Van, prá ver se os caras se civilizam.
Vergonhoso, estressante. O transporte tem que ser um serviço profissional, e não essa bagunça que acontece na Ilha. Total desrespeito ao cidadão insulano. Podíamos começar uma campanha: Não ando de Van, prá ver se os caras se civilizam.
Os ónibus sao uma vergonha!
Concordo com tudo...maís K D os ônibus da Ilha?
Os ônibus demoram um tempao pra passar...
Sem contar que o frescao e um absurdo...
Paranápuan só sucata
Por mim. Tem q acaba,eles nn sabem trabalhar...
Se as vans invadiram as ruas da Ilha é porque sumiram os ônibus!
Existe sim problemáticas em relação as vans, mas eh necessário que se existe essas 500 vans, q o autor informa, é pq o serviço dos onibus na Ilha é péssimo. Nao há horário fixo e nao ha cintigente... O sistema de vans, embora cheio dos problemas, ainda consegue ser muito mais eficiente do q o sistema de onibus. Mas mexer com empresário de onibus, ngm quer, nao eh mesmo?
So aceitao a 1 passagen ou so dinheirro.absurdo com o trabalhador.....
Postar um comentário