A implementação da linha de ônibus 492, hoje operada pela empresa Ideal, foi durante muito tempo um sonho dos insulanos que enfrentavam muitas dificuldades para ir à Copacabana. O itinerário também se tornou útil para muitos trabalhadores cujos empregos ficam pelo trajeto no Centro, Flamengo e Botafogo.
Na inauguração da linha, autoridades e passageiros comemoraram na Praça dos Bancários, ponto final da linha. E era para se festejar mesmo, afinal a população insulana, a partir daquele dia passou a ter uma opção utilíssima para se deslocar para a Zona Sul.
Entretanto, a linha que começou com duas empresas operando ficou só com a Ideal que atualmente registra preocupação devido a comportamentos intoleráveis para gente civilizada, gerados por jovens que fazem das viagens no final de semana e feriados um verdadeiro pesadelo para os demais passageiros e ao próprio motorista que se vê acuado diante de tanta agressividade e danos ao veículo.
No ponto final em Copacabana muitos desses desordeiros saltam pelas janelas para não pagar a passagem num clima de arruaça descontrolada, conforme registram imagens de vídeos, onde cadeiras de praia e guarda-sóis são jogados pelas janelas. Uma desordem absoluta.
Para resolver os distúrbios, a polícia planeja atuar nos pontos onde esses grupos se reúnem para embarcar, enquanto a empresa de ônibus estuda até devolver a concessão diante dos prejuízos aos veículos e a segurança dos seus funcionários.
É inacreditável que situações como essa ainda aconteçam em nossa cidade. Isso envergonha a todos nós insulanos, sobretudo porque revelam em parte da nossa juventude a marca de instintos de revolta, cujas mentes precisam ser regeneradas urgente, através de programas sociais e a atuação das autoridades de educação e policial para acalmar os ânimos e oferecer oportunidades para conhecerem valores e direitos, obrigações e exemplos de cidadania.
Nenhum comentário:
Postar um comentário