sexta-feira, 16 de junho de 2023

ILHA GANHA COM GALEÃO FORTE | EDIÇÃO 2150 | 16-06-2023

  A notícia da revitalização do aeroporto do Galeão é espetacular para a cidade do Rio de Janeiro, especialmente, para os moradores e a economia da Ilha do Governador.  A conversa desta semana do prefeito Eduardo Paes com o presidente Lula foi decisiva para colocar novamente o Tom Jobim como porta de entrada do Brasil. Como sempre foi.  

  Há poucos dias, o governador Claudio Castro também manteve entendimentos com o mesmo objetivo, mas foi após a reunião com Paes na quarta (14), em Brasília, que o presidente Lula decidiu aceitar o plano para dar exclusividade ao Galeão para os voos internacionais e a maioria dos regionais, limitando o saturado Santos Dumont para operar apenas em voos das pontes aéreas do Rio – São Paulo e Rio – Brasília. 

  A mudança deverá ocorrer a partir de janeiro do próximo ano para dar tempo aos ajustes das companhias aéreas com os passageiros e conciliar o fluxo da maioria das cargas aéreas cujo centro de operações também passarão para o Galeão. Além disso, nesse prazo a atual concessionária RIOgaleão terá avaliada a sua proposta de continuar operando o aeroporto cujo movimento normalizado poderá atingir cerca de 20 milhões de passageiros anualmente. 

  Para a Ilha do Governador a certeza do retorno do funcionamento pleno do Galeão gera a expectativa de milhares de novos empregos, tanto nas companhias aéreas como nas centenas de atividades de serviços e lojas que vão voltar a funcionar nas excelentes instalações do aeroporto gerando renda e desenvolvimento para a região. 

   A perspectiva da criação de um píer marítimo perto do aeroporto, exclusivo para passageiros e cargas, ligando por mar os aeroportos do Galeão e Santos Dumont é uma agenda que poderá ser incluída no planejamento de revitalização do Tom Jobim. Facilitaria o fluxo e a integração dos serviços aéreos em benefício da logística dos dois complexos aeroviários gerando desenvolvimento e comodidade para os passageiros.

  Com o Galeão a todo vapor a cidade fica ainda mais forte. Viva!

Nenhum comentário: