terça-feira, 21 de agosto de 2012

Obras na Praça Lauro Corona, na Ilha do Governador,
vão oferecer 80 vagas para veículos no entorno


  Começam esta semana as obras da reforma da Praça Lauro Corona, localizada no Quebra Coco entre as ruas Juracy Camargo e Agostinho dos Santos. A praça deverá ser reconstruída pela prefeitura. Entre as benfeitorias, estão previstos um novo parque infantil, academia da terceira idade, quadra de esporte polivalente (para futsal, handebol, vôlei e basquete), jardim, reforço na iluminação e vagas para estacionamento ao redor da praça. O prazo de conclusão é de pelo menos quatro meses.
Há um ano, o presidente da Associação Comercial da Ilha, José Richard, que mora na Rua Juracy Camargo, solicitou à prefeitura que a Praça Lauro Corona fosse revitalizada e ganhasse vagas para estacionamento de carros no entorno.
 – Como morador encaminhei, sugestão à prefeitura para criar vagas para carros em volta da praça. No documento pedi também a instalação de novos equipamentos de ginástica e brinquedos de modo a atender as famílias que buscam lazer perto de suas casas. A praça é grande, tem espaços vazios, e precisa ser melhor aproveitada pela população com novos equipamentos de lazer que não vão prejudicar o campo de pelada que é importante para muita gente que frequenta a praça – afirma.
Rosane Peres mora há quase 30 anos em frente à praça e conta que ficou surpresa com o repentino início das obras e curiosa com as mudanças que vão acontecer.
 – A praça foi colocada abaixo, até me assustei, mas alguns pontos precisavam mesmo de atenção, como o parquinho. Têm muitos formigueiros, as crianças querem brincar e acabam picadas. Aos finais de semana também não há lugares para todos estacionarem e formam-se filas duplas. As vagas organizadas estão aprovadas – comenta.
Para Maurício Dias, os novos equipamentos da praça serão bem vindos, contudo ele lamenta a retirada do campo de futebol do espaço.
 – O futebol dos zeladores é tradicional no campo e outros grupos também jogam no local. Por influência da Associação de Moradores (AMORQC) foi retirada do projeto a preservação do campo. Vão acabar com a diversão de muitos que vão ali jogar bola e que se reuniam também para um churrasquinho vez ou outra – reclama Maurício que mora na Rua Os Sinos.
 Lauro Matos trabalha como zelador num dos prédios próximos e também lamenta a retirada do campo. "A AMORQC é que vêm tentando acabar com os jogos dos zeladores há anos. Já tentaram destruir o campo antes, mas houve uma mobilização dos moradores e o campo foi mantido. É uma pena se acabar porque é o local onde moradores e zeladores confraternizam aos finais de semana", diz.

joserichard.ilha@gmail.com

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Ilha do Governador precisa
urgente de postos de GNV

 É inadimissível que os motoristas da Ilha do Governador continuem sem ter postos para abastecer seus veículos com GNV. Os dois únicos postos ficam perto do aeroporto e com filas enormes. Os mais de 300 mil habitantes da região estão distantes no mínimo a três quilômetros dos postos, outros chegam a até 10 quilometros de distância, como os moradores da Freguesia. É um absurdo que possíveis interesses secretos continuem a proteger os interesses dos dois únicos postos que abastecem com GNV na Ilha e causem prejuízos aos milhares de motoristas da região.
Quem sai de casa só para abastecer pode gastar quase oito reais só no trajeto de ida e volta até o posto.   Além disso ajuda a congestionar o trânsito pesado da Estrada do Galeão, único caminho até qualquer dos postos.
 Há algum tempo o Ilha Notícias fez uma matéria e denunciou esse descalabro. Não me lembro de nenhuma posição da CEG ou da Petrobrás sobre o assunto. Espero que com uma nova publicação, no jornal, esses órgão tomem providências de modo a evitar os gastos desnecessários de combustível apenas para abastecer. A providência qual seria? Estimular a instalação de GNV em postos perto dos centros comerciais da Ilha, como por exemplo: Portuguesa, Tauá, Jardim Guanabara, Cocotá, Cacuia e Ribeira. Seis postos abastecendo com gás já aliviaria o bolso e os contratempos dos motoristas, arrependidos da opção por GNV que tanto beneficia o meio ambiente.

joserichard.ilha@gmail.com  

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Renato Russo ganhou estátua na Ilha

      O cantor Renato Russo, cuja carreira de sucesso é reconhecida nacionalmente, foi homenageado pela prefeitura do Rio que inagurou uma estátua do artista no canteiro central da Estrada do Galeão, na altura do do número 2.400 da via. A obra de arte foi feita em metal na altura de 1,75m e o entorno recebeu bancos e foram plantadas palmeiras, tornando o local mais bonito.
     Antes com o obelisco metido a chafariz o local era perigoso e feio. Perigoso porque um mendigo habitava por longos dois anos a parte interna do equipamento, fazendo do obelisco a sua casa. Era hostil e metia medo aos que passavam pelo local. Feio porque não recebia manutenção e limpeza. Além disso era uma obra inútil e horrível. Colocar abaixo o antigo obelisco foi um gesto inteligente.
Com a estátua de Renato Russo no lugar do chafariz o local ficou mais alegre e os fãs do cantor adoraram. Quem eventualmente pretendia outras personagens para receber a homenagem não ficou tão contrariado. Afinal, Renato Russo morou na Ilha e sua imagem associada à região passa a ser motivo de orgulho para todos nós moradores da Ilha.

joserichard.ilha@gmail.com

sexta-feira, 20 de julho de 2012

Jovens infratores gays poderão receber visitas íntimas

 Confesso que ainda não tenho uma opinião formada sobre esse assunto. Li rapidamente a matéria publicada no jornal O Globo do dia 17, não pensei nem conversei com ninguém sobre o assunto. A verdade é que, segundo a reportagem, o Novo Degase criou um grupo de trabalho para implementar visitas íntimas nas unidades de internação de adolescentes. A turma tem pressa, e a expectativa é que até o final do ano já esteja vigorando a norma na Escola João Luiz Alves, localizada na Ilha e em outras três unidades semelhantes.

 O diretor geral do Degase Alexandre Azevedo diz que o grande objetivo das visitas íntimas é melhorar a possibilidade desses adolescentes manterem vínculos familiares. "Serão criados ambientes separados onde poderá até haver relações sexuais," diz Alexandre, que quer a participação de pessoas da Secretaria de Direitos Humanos no grupo de trabalho, para também garantir e ampliar o direito dos homossexuais. "Não podemos implementar uma regra gerando preconceito,"afirma.

 Estou confuso com a velocidade de algumas notícias e a quebra de tantos tabus nesses tempos doidos. Pelo que entendi os menores infratores poderão receber até adultos do mesmo sexo para manterem relações sexuais sob a tutela do Estado. É isso mesmo?

 Estou confuso e perplexo. Vou procurar saber mais sobre o assunto antes de firmar minha opinião que neste momento poderia gerar protestos veementes.

joserichard.ilha@gmail.com  

sexta-feira, 13 de julho de 2012


PM educa contra as drogas

Dizer não às drogas foi a lição aprendida por 630 crianças que concluíram o Programa Educacional de resistência às Drogas e à Violência (Proerd) da Polícia Militar. A tarde da última terça-feira (10) foi de alegria festa de conclusão na formatura desses estudantes que cursam o 5º ano em escolas municipais da região como Anita Garibaldi, Maestro Francisco Braga, Gurgel do Amaral, Praia da Bandeira, Ciep Olga Benário Prestes e Ciep João Ramos. 

A cerimônia foi realizada na Igreja Apostólica Unidades em Cristo e contou com a presença dos alunos, pais, professores e toda a equipe do 17º BPM e de outros batalhões que realizaram o projeto na Ilha este ano. Além de cantar, dançar e receber premiações pela participação, as crianças fizeram um juramento e prometeram diante os policiais, familiares e amigos ficarem longe das drogas e levar a lição aprendida para as pessoas que as cercam.

Durou quase quatro meses de palestras dentro da sala de aula para conscientização sobre os perigos do uso das drogas e também evitar o bullying, trabalhar a autoestima e o cultivo das boas amizades.

– Foram 17 lições passadas com atividades dinâmicas como teatro e debates em sala de aula. Ao final, as crianças escreveram um texto para contar tudo que aprenderam e a melhor redação de cada turma foi premiada na formatura. O programa aproxima a comunidade da PM e nós mostramos que não estamos aqui só para repreender, mas também para prevenir. É nesta idade que as crianças precisam de informação para não usarem drogas – explica o Sargento Anchieta, que atuou como instrutor junto com o cabo Bemvindo e dos sargentos Barbalho e Santana.

joserichard.ilha@gmail.com