sexta-feira, 29 de abril de 2011

Ilha do Governador e suas características de município


Gosto da ideia de transformar a Ilha do Governador num município. 
Defendo isso há alguns anos. Acredito que a gestão pública será sempre mais eficiente nos territórios com grande densidade populacional se forem divididos. Além disso, a nossa região tem características diferentes justamente por ser uma Ilha. Aqui, costuma-se dizer, com certa dose de exagero, que todos se conhecem.
As prioridades das ruas e o que falta para uma melhor qualidade de vida, todos sabem, mas não chegam aos ouvidos do poder público. A atenção das autoridades está voltada para outro cenário desta Cidade Maravilhosa, cujos acontecimentos repercutem mundialmente. A autonomia dos territórios é indispensável para o desenvolvimento de cada região das mega cidades. A Ilha do Governador, como pedaço do Rio de Janeiro, que todos nos orgulhamos de pertencer, tem cultura diferente e bairrista.
Estudos realizados na Assembléia Legislativa demonstram que a Ilha tem arrecadação de impostos, que comparados aos 91 municípios do interior Estado, a colocam em 9º lugar no ranking. Com território pequeno (33 km²) e bons recursos, sempre imaginei um município rico. 
Rico e com independência para resolver rapidamente questões pontuais para melhorar a qualidade de vida da sua população. Os governos de grandes cidades têm dificuldades para identificar as necessidades específicas de cada região e, sobretudo, implementar a solução mais correta. Apenas como exemplo, cito um grave problema que é o atendimento público de saúde na Ilha. O septuagenário Hospital Paulino Werneck precisa de mais médicos. Todos nós sabemos disso. Pessoas morrem porque o setor de emergência não tem uma equipe completa 24h. Outros exemplos estão nitidamente visíveis para a população nas demais responsabilidades públicas. 


joserichard.ilha@gmail.com

2 comentários:

Moises Moura disse...

ahh... nao quero que isso aconteça nao, porque senao vou deixar de ser carioca e vou passar a ser fluminense kkkkkkk ser carioca é tudo de bom rsrs

Anônimo disse...

Deviam jogar um bomba ai!!!!!