segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Tubiacanga precisa de atenção




 No bairro de Tubiacanga tem um restaurante conhecido pelo nome de Capitania dos Copos, cuja culinária é especializada em peixes e frutos do mar. O proprietário é o arquiteto Brandão. Ele, junto com a família, e mais uma excelente equipe de colaboradores mantém, já há alguns anos, a casa entre os destaques da imprensa especializada como um dos bons locais da cidade para saborear quitutes do mar. A comida é de qualidade, o atendimento é feito por garçons experientes e os pratos ganham um tempero muito saboroso nas mãos de Brandão. Situado às margens das águas calmas da Baía de Guanabara – pelos lados do aeroporto – a Capitania dos Copos tem seus clientes cativos, mas merece ser conhecida por todos que apreciam a boa mesa.

 Tubiacanga, entretanto, continua esquecida pelas autoridades. Sempre que há eleições uma ou outra melhoria temporária é patrocinada pelos políticos e esse enredo se repete desde que a região existe. O bairro é vítima do jogo de empurra, principalmente da Infraero, cuja inoperância é gritante nos próprios aeroportos que administra. O órgão já manteve uma cancela e seguranças no início da estrada, com cerca de um quilômetro, que dá acesso à Tubiacanga. A justificativa era controlar o crescimento do bairro no sentido da pista principal do aeroporto, mas a medida só trazia "terrorismo" aos moradores que precisavam reformar ou ampliar suas casas. O tempo passou e a região não recebe as obras de infra-estrutura que precisa. Parece que o tempo parou em Tubiacanga. A pracinha é uma vergonha. Totalmente abandonada, está no mesmo estado dos terrenos que margeiam a velha e escura estrada, onde o mato serve de esconderijo para bandidos e a desova de veículos roubados. Sem falar das vítimas de assassinatos insolúveis, cujos corpos são abandonados no silêncio das noites.

 Tubiacanda pede ajuda. A Capitania dos Copos também. Com segurança e iluminação, o bairro poderia prosperar em qualidade de vida e motivar mais gourmets a conhecer os pratos do Brandão.


joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: