quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Atitudes de cidadãos

              Os insulanos se preparam para voltar às urnas neste próximo domingo (26) no segundo turno das eleições de 2014. A decisão para governador e presidente é muito importante e vai definir os rumos do Rio de Janeiro e do país pelos próximos quatros anos.  Acredito que a população da Ilha precisa refletir não somente sobre qual será a melhor escolha de voto, mas também avaliar certas posturas enquanto cidadãos atuantes na sociedade. Assim como esperamos um país melhor com o resultado das eleições, qualquer que sejam os vencedores, precisamos também mudar muita coisa na Ilha.
             Não imagino que possamos transformar a região num paraíso, mas como cidadãos, temos a obrigação, não apenas de cobrar, mas, sobretudo, de dar exemplos. A má notícia é que além do descaso das autoridades públicas, uma parte da população também contribui para a desordem nas ruas.
             Faz parte da rotina de muita gente: jogar papel no chão, estacionar sobre as calçadas, atravessar a rua perto de uma passarela ou da travessia de pedestres, fazer fila tripla em frente aos colégios na hora de saída, atrapalhando o trânsito, e dezenas de outras atitudes, cujo transtorno para a cidade provoca imagem negativa e péssimo exemplo para as gerações do futuro. 
              Os bons exemplos de cidadania devem ser praticados todo tempo. Muitas vezes são atitudes que precisam um pouco de esforço e nos afastam da zona de conforto com que nos acostumamos. Mas quem quer governantes sérios deve fazer a sua parte para ter direito de exigir. A mudança está em cada um de nós e as eleições podem ser um bom momento para essas reflexões. Como esperar que alguém possa governar com competência um povo cuja cartilha de cidadania só tem os seus direitos. A vida nas ruas, no trabalho e na comunidade também requer atitudes do cidadão.
 
joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: