quinta-feira, 8 de outubro de 2015

Devem estar descalibrados os equipamentos que medem a poluição nas praias da Ilha

              Ando bastante assustado com o aumento do lixo que tem chegado a toda orla da Ilha. É um mau sinal, considerando que estamos a menos de um ano das Olimpíadas e a expectativa era de que nesse momento alguma medida saneadora já tivesse apresentando resultados. Minha preocupação ainda é maior porque a contaminação das águas deve estar muito pior do que se imagina, em razão dos altos índices de bactérias produzidas pelas matérias orgânicas apodrecidas que são vistas boiando ou chegam às praias. É um perigo invisível e cujos prejuízos à vida são origem de doenças graves. Outro lado escondido dessa ameaça trazida pelas águas que banham todas as nossas praias e, talvez, a mais perigosa é a poluição química despejada por indústrias clandestinas, cujos efeitos são fatais para toda espécie de vida. 
              Os tais índices de balneabilidade medidos pelo Inea ou outros órgãos oficiais, precisam ser recalibrados para medir esse caldo de líquido sujo que banham nossa orla, repleta de doenças e entulhos. Muitos já se referiram as águas da Baía de Guanabara como um verdadeiro esgoto a céu aberto. E eles não exageram. Pergunte aos pescadores acostumados a navegar no entorno da Ilha. Pedaços de animais, portas, colchões, sofás e milhares de outros objetos fazem parte do vergonhoso cenário de sujeira que ameaça nossa saúde e revela a dificuldade dos governos em tomar medidas corretas contra a poluição, e, por outro lado, o péssimo hábito da população que joga toda espécie de lixo no lugar errado. 
              Sinto falta de medidas sérias e urgentes para estancar o crescente processo de degradação da vida nas águas das nossas praias. É inacreditável que a realização das Olimpíadas ainda não tenha motivado a implementação das medidas certas para recuperar nossa Baía. E pelo andar da economia, com o país empobrecido, a solução dessa degradação ambiental deve ficar para um futuro ainda mais distante. Imagino que um dia possamos ver ações de despoluição substituídas por medidas que evitem novos despejos que contaminam e sujam a nossa Baía de Guanabara.

joserichard.ilha@gmail.com

Nenhum comentário: