sábado, 12 de agosto de 2017

A ORLA DA ILHA DO GOVERNADOR OFERECE MÚLTIPLAS E LINDAS PAISAGENS

A Praia da Engenhoca e, ao fundo, a Igreja do Morro do Ouro

            Percorrer parte da orla da Ilha, parar, admirar as paisagens e fazer fotos é uma boa ideia de programa para fazer, principalmente nos fins de semana ou dias claros. O céu azul e nuvens que mudam de formato e lugar a cada minuto, valorizam as imagens e emolduram a beleza de nossas praias.
            Constantemente faço o trajeto por parte da orla leste e costumo produzir muitas fotos das praias da Ribeira, Engenhoca, Bandeira, Cocotá e Freguesia sempre me surpreendo com as paisagens. Se não é um hobby, é uma atividade de prazer e admiração pela quantidade de belezas naturais que sempre descubro em cada um desses lugares à beira mar.
             A quantidade de pequenos barcos usados por pescadores é surpreendente. Eles são centenas, ancorados a poucos metros da orla e acrescentam elementos de cores que contrastem com o branco das nuvens e o azul do céu que reflete nas águas da Baia de Guanabara e tinge o mar com um forte e agradável azul marinho.
            Na Freguesia, além da imponência da Pedra da Onça, dezenas de garças costumam esperar a volta dos pequenos pescadores para dividir os peixes numa aparente parceria de convivência natural. Nenhuma das partes se incomoda e parecem fazer pose para fantásticas imagens, ao mesmo tempo que reduzidas ondas chegam ao encontro de surpreendentes areias limpas, certamente coisa do final das obras de reurbanização da Freguesia. 
           Também quero ter tempo para colher fotos e colecionar imagens do Manguezal do Jequiá e dos efeitos da pequena lâmina d´água após na calmaria da foz que muda a paisagem conforme a maré. 
Quando puder, dê uma volta pela orla e por alguns pontos mais altos da região.             Você vai se surpreender com a beleza das nossas praias.

Nenhum comentário: