sexta-feira, 26 de maio de 2023

PLANO PARA RUAS ESTRATÉGICAS | EDIÇÃO 2147 | 26-05-2023

  As ruas do Monjolo e Visconde de Lamare são duas vias importantes nos deslocamentos dentro da Ilha do Governador. A Monjolo liga o bairro das Pitangueiras à Estrada Rio Jequiá, localizada no bairro do Cacuia. É uma das vias principais, não apenas para a ligação com outros três bairros, Z-10, Zumbi e Ribeira.  

  Já a rua Visconde de Lamare faz a ligação e corta caminho entre a Estrada Rio Jequiá e chega à Estrada do Cacuia no trecho logo após o Hospital Paulino Werneck. O trajeto evita a Estrada do Galeão e a área comercial e congestionada da Estrada do Cacuia. Essas duas vias de movimento intenso podem ser evitadas para quem se desloca para outros bairros, como Cocotá, Tauá, Freguesia, Bancários e Freguesia, por exemplo. 

  Mas os insulanos sofrem para utilizá-las, embora sejam importantes trajetos para facilitar os deslocamentos pela região. Sofrem em razão do total descontrole no trânsito. Monjolo e Visconde de Lamare são duas ruas estreitas e com mão dupla. Nelas, dezenas de carros ficam estacionados sobre as calçadas ou até nos dois lados das ruas, tornando quase impossível transitar. Tipo um carro por vez. É preciso muita paciência. 

  A falta de sinalização, ordenação e fiscalização no trânsito dessas duas vias, estimula maus motoristas a estacionar o carro de qualquer jeito. A bagunça generalizada traz prejuízos para os moradores que encontram veículos estacionados em frente às suas garagens e aos comerciantes que encontram dificuldades para o estacionamento dos clientes e fornecedores de seus estoques. 

   É preciso a realização de estudos urgentes para implantar soluções viárias nessas duas ruas cuja importância estratégica na Ilha é fundamental para a qualidade de vida dos insulanos. Soluções como mão única e uma rigorosa e permanente fiscalização são caminhos óbvios a seguir, além de outros procedimentos técnicos para estabelecer a fluidez no trânsito dessas importantes ruas da nossa região.

Nenhum comentário: