Na edição da semana passada o Ilha Notícias publicou com manchete de capa, uma interessante matéria sobre a organização de passeios por pontos históricos da Ilha do Governador. A iniciativa é de um grupo de insulanos reunidos por Roberto Machiutte de modo espontâneo e voluntário, além de outros moradores da Ilha do Governador com espírito empreendedor e sobretudo compromissado com a transparência dos seus objetivos cuja intenção é valorizar a região, através desses passeios.
Antes de um dos passeios, como o realizado no domingo retrasado, soube que o presidente do Polo Cultural da Ilha, Gilberto D´Alma leu um poema para o grupo reunido à sombra, de uma amendoeira. Declamou a uma obra do poeta insulano Maurício Moreira da Silva, com conteúdo em sintonia com o clima cultural do projeto que iriam experimentar em seguida.
Em seguida começaram a caminhada conhecendo o monumento conhecido como Pedra da Onça, localizado no final da Praia do Bananal, e cuja lenda tem pelo menos duas versões que falam de amor e saudade. Depois seguiram pela orla da Praia da Freguesia até a igreja de Nossa Senhora da Ajuda, construída no século XVI, cuja história foi contada ao grupo pelo historiador e professor Juberto Santos, mestre que aliás escreve periodicamente aqui no Ilha Notícias sobre aspectos históricos da região.
Os passeios tem diversos trajetos e incluem visitas a preciosidades históricas e curiosidades de todos os bairros da Ilha do Governador, como casarões, parques e paisagens, entre outras atrações. Igrejas e praias são muitas, e relembrando fatos de antigamente se descobre que a Ilha já foi habitada antes dos índios temiminós e dos portugueses, por povos conhecidos como sambaqueiros, há cerca de 8 mil anos.
O setor de cultura dos governos tem a oportunidade histórica para ajudar o grupo, ampliando e fortalecendo o projeto ”Conhecendo nossa Ilha à Pé” que já está pronto, e que de tão bom precisa ficar pra sempre, revelando de modo lúdico fatos importantes e desconhecidos da nossa Ilha do Governador.
Nenhum comentário:
Postar um comentário