sexta-feira, 25 de novembro de 2022

PROJETOS ANTIGOS | EDIÇÃO 2116 | 21-10-2022


  Verdadeiros sonhos. Projetos antigos como a construção de uma pista para o trânsito de veículos desde a ponte até a Praia da Bica eram soluções alternativas em busca de maior fluidez no trânsito na Ilha do Governador. 

  Em busca de outras alternativas de trânsito, acrescento a ideia da Associação dos Ciclistas da Ilha do Governador que sugere ciclovias desde a ponte até o final da Estrada do Galeão, no Cacuia. A ciclofaixa ocuparia trajetos em partes de calçadas e do canteiro central da via, de modo a facilitar e dar mais segurança aos milhares de insulanos que já usam as bikes como meio de transporte para ir trabalhar, além de facilitar serviços de delivery que utilizam ciclistas que ganhariam mais segurança. 

  Outra ideia, defendida por muitos, mas que nunca vi o projeto, é construir no canteiro central da Estrada do Galeão, desde o Fundão, faixas exclusivas do BRT. Outro plano pensado, acho que antes de existir a Linha Vermelha, era construir uma via por mar, ligando a Ilha do Governador com a cidade de Duque de Caxias – tipo uma Canárias x Washington Luiz. 

  São ideias, sonhos e projetos que num determinado tempo buscaram alternativas para o trânsito interno na região que a cada dia está mais complicado. É incrível como acontecem congestionamentos diários nas estradas do Galeão, Dendê e Cacuia. O trânsito – que já era uma loucura com motos e vans que não respeitam sinais –, junto com a mobilidade urbana e segurança passou a ser a nova preocupação dos motoristas insulanos. 

  Sem mais sonhos, é preciso replanejar a circulação de veículos, criar vagas, trocar a mão de ruas e acabar, em alguns casos, com a mão dupla em ruas que os veículos estacionam nos dois lados. Enfim, é tempo de os especialistas em engenharia de trânsito entrarem em campo para dar um jeito nessas confusões nas ruas da Ilha.

joserichard.ilha@gmail.com
 

Nenhum comentário: